Jovens talentos do Cotuca se destacam na III Mostra de Ciência e Tecnologia 3M

Seis projetos do Cotuca foram finalistas da III Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M, e três deles foram premiados no evento. O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro na sede do Instituto 3M, em Sumaré (SP), e reuniu trabalhos de diversas áreas do conhecimento.

Os projetos do Cotuca premiados nessa edição da Mostra foram:

• Yarner – estudo da Utilização de Tecnologias em Salas de Aula a Favor das Práticas de Letramento com Plataforma de Criação de Livros Digitais Interativos, de Laura Boscolo e Rafael Eiki, sob orientação de Andreia Cristina de Souza (do DPD) e Cristiane Maria Megid (Humanidades). Foi escolhido entre os três representantes da Mostra 3M na Febrace 2016, e venceu o primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra;
  • Embalagem de Dupla Abertura para Maior Aproveitamento de Resíduos em Produtos Viscosos, de Débora Paula Botaro, Francisco Barsalini e Letícia Mokarzel, sob orientação de Fabiane de Moraes (Alimentos). Na Mostra, venceu o primeiro lugar na categoria Ciências Agrárias;
  • Desenvolvimento de Embalagem para Manutenção da Qualidade de Biscoito Wafer Recheado, de Gabriel Martins Visintini, Juliana Rocha Mendes Pedreira e Luiza Toledo Piza Falcade, também sob orientação da professora Fabiane de Moraes. O projeto venceu o terceiro lugar na categoria Ciências Agrárias.

Além disso, participaram como finalistas da Mostra outros três projetos do Cotuca: RobAux (de Giovanna Conrado Alvarez, Giovana Vernizi Christ e Manoela Brandão Vicente Ferreira, sob orientação de Sergio Marques, do DPD), na categoria de Engenharia; O Combate à Miséria e à Fome: de 1995 ao Programa Brasil Sem Miséria, na categoria Ciências Humanas (de Júlia Scappini Machado e Mariana Aparecida Ferreira, sob orientação de André Pasti, do Departamento de Humanidades); e Embalagem Flexível de Melhor Conservação do Produto e Abertura Facilitada (de Ariane Tedeschi Rampazzo e Stefany Tauany de Queiroz Carvalho, sob orientação de Fabiane de Moares).

Analisando os trabalhos da Mostra, a professora doutora da Escola Politécnica da USP e coordenadora da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), Roseli de Deus Lopes, afirma ter ficado muito surpreendida com a qualidade dos trabalhos apresentados. Em fala durante a premiação do evento, a professora destacou a importância do aprendizado do método científico para a vida dos alunos – independente da área em que seguirem suas carreiras.

“Cada um de vocês estudantes, professores e representantes da escola, […] contamos com vocês como parceiros para levar nossas escolas, públicas e privadas, para o patamar que elas merecem – de valorização, de respeito e de conseguir proporcionar que essas crianças, que são super criativas, atuem na ciência”.
– Profª. Drª. Roseli de Deus Lopes (POLI/USP), coordenadora da Febrace.

Para a coordenadora da Febrace, “temos que educar para que haja comprometimento social, para desenvolvermos não só uma trajetória de sucesso para a gente, mas uma trajetória de sucesso para todos que estão no entorno”.