Trabalhos do Cotuca são finalistas da III Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M

Seis trabalhos do Cotuca são finalistas da III Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M, evento que ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro na sede do Instituto, em Sumaré (SP). Os projetos representarão o Cotuca nas categorias Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Agrárias e Engenharia. Conheça um pouco dos trabalhos:

Nas Ciências Exatas, o já premiado Yarner

Na categoria Ciências Exatas e da Terra, o projeto finalista será oYarner – estudo da Utilização de Tecnologias em Salas de Aula a Favor das Práticas de Letramento com Plataforma de Criação de Livros Digitais Interativos”, com os alunos Rafael Eiki Matheus Imamura e Laura Boscolo (do curso Técnico em Informática) e os orientadores Andreia Cristina de Souza (do DPD) e Cristiane Maria Megid (Humanidades). O projeto já foi premiado em diversos eventos, como a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia e a Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, onde foi primeiro colocado da categoria protótipo.
yarner-mostratec
O aluno Rafael Eiki apresentando o Yarner durante a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

Projeto de Ciências Humanas analisa políticas de combate à miséria no Brasil

O representante do Colégio na categoria Ciências Humanas será o projeto de Geografia “O Combate à Miséria e à Fome: de 1995 ao Programa Brasil Sem Miséria”, de Júlia Scappini Machado e Mariana Aparecida Ferreira (do curso Técnico em Eletroeletrônica), desenvolvido sob orientação de André Pasti (Humanidades). O projeto investiga as raízes da fome no país e analisa o arcabouço de políticas sociais de combate à fome e à miséria desde 1995, bem como a circulação das experiências brasileiras pelo mundo.

combate-fome-miseria
Grupo apresentando na V Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos. Foto: Cotuca.

Na categoria Engenharia, projeto busca auxiliar pessoas com mobilidade reduzida

O projeto “RobAux”, das alunas Giovanna Conrado Alvarez, Giovana Vernizi Christ e Manoela Brandão Vicente Ferreira (Informática) e o orientador Sergio Luiz Moral Marques (DPD) representa o Cotuca na categoria Engenharia. O projeto – realizado como trabalho de conclusão de curso – busca auxiliar pessoas com mobilidade reduzida a desempenhar atividades simples, como pegar um copo d’água. Segundo a estudante Giovanna Alvarez, a proposta é que um robô, com rodas e uma pequena garra, funcione via comando de voz, sendo direcionado e buscando ou levando os objetos.

Grupo do Robaux na V Mostra de Trabalhos do Cotuca, e o robô
Grupo do projeto na V Mostra de Trabalhos do Cotuca, e o robô. Foto: Cotuca e reprodução do grupo.

Trabalhos de Alimentos sobre embalagens são finalistas na categoria Ciências Agrárias

Trabalhos desenvolvidos sob orientação da professora Fabiane de Moraes (do Departamento de Alimentos) são três entre os quatro finalistas da Mostra 3M na categoria Ciências Agrárias. Os trabalhos são “Desenvolvimento de Embalagem para Manutenção da Qualidade de Biscoito Wafer Recheado”, de Gabriel Martins Visintini, Juliana Rocha Mendes Pedreira e Luiza Toledo Piza Falcade; “Embalagem de Dupla Abertura para Maior Aproveitamento de Resíduos em Produtos Viscosos”, de Débora Paula Botaro, Francisco Barsalini e Letícia Mokarzel; e “Embalagem Flexível de Melhor Conservação do Produto e Abertura Facilitada”, de Ariane Tedeschi Rampazzo e Stefany Tauany de Queiroz Carvalho.

Na mesma temática, alguns desses alunos foram vencedores da edição de 2014 projeto Inova Jovem e entraram com um pedido de patente.

embalagens
À esquerda, alunos vencedores do Inova Jovem 2014 com projeto de embalagem econômica; à direita, orientadora dos projetos de Alimentos finalistas na Mostra, professora Fabiane de Moraes. Fotos: Unicamp.

Veja a lista completa dos trabalhos finalistas da III Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M.