Depoimento de ex-alunos
O Profissional
O Técnico em Enfermagem exerce as atividades de nível técnico atribuídas à equipe de Enfermagem, de acordo com o decreto nº 94.406 ( Art. 10 ) da Lei do Exercício Profissional, cabendo-lhe assistir o Enfermeiro nas atividades de planejamento, programação, orientação e supervisão de assistência em Enfermagem. Integra a equipe de saúde, executando atividades de assistência de Enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro. A Enfermagem contempla o ser humano em todo o seu ciclo vital, sempre enfocando o cuidado no processo doença/saúde.
O Curso
O curso está organizado em três módulos. O curso aborda anatomia, fisiologia humana, microbiologia e parasitologia na saúde humana, prevenção e tratamento de doenças, os cuidados especiais à mãe, à criança e adolescente, ao adulto, ao idoso, à saúde coletiva e à saúde mental, as técnicas para prestação de cuidados de saúde aos pacientes hospitalizados, em unidades de saúde e em atendimento personalizado e domiciliar. O aluno conhecerá o funcionamento de unidades de saúde, conceitos de administração hospitalar, psicologia, saneamento, saúde pública, farmacologia. O aprendizado e as atividades práticas sempre serão pautados pela estrita observância dos princípios da Ética Profissional. A estrutura do curso permite que, após a conclusão dos Módulos I e II, o aluno possa solicitar seu certificado de Qualificação Profissional em Auxiliar de Enfermagem. O aluno exerce, a partir do 3o semestre do curso, atividades de Estágio em Hospitais, Centros de Saúde e outros campos de trabalho, sob a supervisão dos professores do curso.
O Mercado de Trabalho
Estabelecimentos de saúde, hospitais, consultórios médicos, clínicas médicas, laboratórios, home care (Enfermagem Domiciliar), ambulatórios, centros de saúde e indústrias (Enfermagem do Trabalho), espaços não-convencionais como empresas em geral, escolas, indústrias farmacêuticas, prefeituras, dentre outras instituições.
Modalidades
Modalidade: A – Integrado ao Ensino Médio (Catálogo Ingressantes a partir de 2020)
Código: 18
Turno: diurno integral
Vagas: 40
Duração mínima: 3 anos já com estágio
Estágio: 620 horas, realizado durante o curso
Modalidade: B – Concomitância Externa (vespertino)
Código: 49
Turno: vespertino
Vagas: 35
Duração: 2 anos já com estágio
Estágio: 620 horas, realizado durante o curso
Ensino Médio: Concluído ou estar matriculado em outra escola, a partir da 2a série, no ano de ingresso no COTUCA.
Informações sobre o estágio no curso de Técnico em Enfermagem (Modalidade A ou B)
O (a) Diretor (a) de Ensino do Colégio Técnico de Campinas da Unicamp, no uso de suas atribuições legais e regimentais, informa que, de acordo com o Plano de Curso de Técnico em Enfermagem, homologado no Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, a realização de estágio supervisionado em Técnico em Enfermagem será conduzido com a supervisão dos professores do Colégio pertencentes ao departamento de enfermagem do Colégio Técnico de Campinas da Unicamp (COTUCA) e necessariamente nas instituições já conveniadas. Para maiores esclarecimentos, consulte o Prof. Paulo Victor e a Chefia do Departamento de Enfermagem.
Importante: AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO
Para a aprovação nas disciplinas de estágios supervisionados é indispensável 100 por cento de frequência da carga horária mínima da disciplina e nota de aproveitamento cinco ou maior que cinco.
Catálogo de disciplinas
- Catálogo – Curso de Enfermagem (Ingressantes até 2019)
- Catalogo – Curso de Enfermagem (Concomitância-Externa)
- Catálogo – Ensino Médio diurno (vinculado ao curso técnico de Enfermagem – Ingressantes até 2019)
- Catálogo – Curso de Enfermagem Integrado ao Ensino Médio (Ingressantes a partir de 2020)
Confira mais informações sobre o curso, em um vídeo como o chefe de departamento
Confira o depoimento dos alunos dos cursos técnicos do Cotuca