Cotuca contra as discriminações – esclarecimento

Gostaríamos de esclarecer algumas questões sobre os ocorridos nos últimos dias.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o Cotuca tem um compromisso institucional com o combate ao preconceito e às discriminações. Entre os nossos princípios declarados, tem destaque o respeito à dignidade da pessoa e aos e aos seus direitos fundamentais, proscrevendo o tratamento desigual por preconceito de qualquer natureza. Reafirmamos, aqui, nosso compromisso com esse princípio e com o combate a todos os preconceitos e discriminações existentes, como de raça, gênero, sexualidade e classe social.

Nesse espírito, o Cotuca e sua comunidade de professores, funcionários, alunos e famílias, como toda instituição composta por pessoas, deve aprimorar constantemente suas ações a partir do diálogo com a comunidade para garantir seus princípios.

A partir de uma situação ligada a um relacionamento homoafetivo da escola, a Direção de Ensino do Cotuca se reuniu com alguns estudantes e afirmou alguns compromissos:

• –  Continuidade e expansão das ações de conscientização de toda a comunidade do Cotuca (alunos, professores, funcionários) em relação ao respeito à diversidade e o combate ao preconceito;
  • – Aprimoramento das condutas institucionais em relação aos casais homoafetivos, respeitando-se as normas do colégio e o tratamento igualitário;
  • – As ações da escola devem respeitar a sensibilidade com a orientação sexual dos alunos em um cenário onde há preconceito e discriminação na sociedade. Desse modo, não deverá haver a exposição da sexualidade e intimidade dos alunos por parte da escola.

Ressaltamos que o Colégio tem organizado uma série de atividades sobre essa temática e avançando no entendimento da questão da diversidade. Considerando apenas os últimos anos, tivemos atividades organizadas pela Direção de Ensino, pelo Departamento de Humanidades e pelo Grêmio Estudantil da escola, entre as quais: uma palestra aos professores e funcionários do Cotuca com o tema “Diversidade Sexual na Educação: Vamos conversar sobre isso!”, no planejamento pedagógico de 2016, mesas sobre cultura do estupro, em 2016, discriminação de gênero na mídia, nas artes e na política em 2015 e sobre questão de gênero e a emenda que proíbe sua discussão nas escolas, em 2015 e a gincana de 2016, cujo tema foi: “S E G R E G A Ç Ã O, NÃO!”.

O Cotuca seguirá aberto ao diálogo com toda a comunidade sobre esse e outros temas, buscando sempre aprimorar suas relações.

Atenciosamente,
A Direção