Cotuca é premiado no BL4S do CERN

A equipe Beamowls, do Cotuca, ganhou neste ano de 2023, um detector de partículas alfa e uma câmara de nuvens (cloud chamber) do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), o maior laboratório de física de partículas do mundo.

Equipe Beamowls. Da esquerda para a direita: Enrique Antônio Lopez Penha Brugal, Prof. Guilherme Araújo Wood, Camilla Giovanna Floro da Silva, Maria Eduarda de Jesus Padovan, João Pedro Ferreira Barbosa, Arthur Miguel Monteiro, Gabriel Willian Bartmanovicz, Prof.ª Ana Paula de Lima Barbosa Ferreira e Thayna Correia Camargo Leandro

O CERN organiza todo ano uma competição internacional de física de partículas, chamada Beamline for Schools (BL4S), que premia as 27 melhores propostas de experimentos do mundo. Nas últimas edições, o BL4S tem contado também com o Instituto de Física Alemão da Sociedade Helmholtz (DESY), para selecionar os melhores experimentos. Nessa competição, equipes de estudantes do ensino médio podem propor um experimento que queiram realizar em uma linha de luz, ou seja, em uma parte de um acelerador de partículas.

Proposta de experimento premiado pelo BL4S – 2023

O único experimento premiado do Brasil foi o da equipe Beamowls, composta pelos estudantes: Arthur Miguel Monteiro, Camilla Giovanna Floro da Silva, Enrique Antônio Lopez Penha Brugal, Gabriel Willian Bartmanovicz, João Pedro Ferreira Barbosa, Maria Eduarda de Jesus Padovan, Thayná Correia Camargo Leandro, orientados pela Prof.ª Ana Paula de Lima Barbosa Ferreira e pelo Prof. Guilherme Araújo Wood.

Nosso colégio agradece a comissão organizadora do BL4S e parabeniza todos os estudantes participantes pelo empenho e dedicação.

Imagem e texto: Profa. Dra. Ana Paula de Lima Barbosa Ferreira