Cotuca – INOVA JOVEM 2019

“Existem muitas incertezas quanto às profissões e qualificações do futuro mas, Inovar e Empreender são algumas das capacidades que certamente farão parte da base de um profissional de sucesso.”
O programa INOVA JOVEM, promovido pela UNICAMP, busca introduzir os alunos do ensino médio e/ou técnico, de todas as escolas do país, neste universo de possibilidades, oferecendo um treinamento inicial que é realizado sobre propostas de negócios inovadores apresentados pelos próprios alunos.
Cada vez mais organizado, com metodologias testadas em todo o mundo, estes conhecimentos aumentam a criatividade e as chances de sucesso das iniciativas de empreendedorismo, à medida que orientam como estruturar e apresentá-las  à usuários, parceiros e investidores.
O COTUCA participa deste programa desde o início, oferecendo a seus alunos uma oportunidade de ampliar sua competitividade, enriquecendo sua formação e seu currículo com experiências extra-classe, expondo-os à cooperação e à busca de soluções para questões sociais, culturais e corporativas.
Em 2019 o programa alcançou um novo patamar de inscritos, foram 173 equipes de todo o país, das quais 45 foram do COTUCA.
Aproximadamente 180 alunos da nossa escola participaram e, após passarem pelo Workshop de Capacitação sobre inovação e como usar a metodologia Business Model Canvas (BMC), para modelar suas ideias de negócios, tiveram que enviar seus canvas para a classificação final, onde duas das seis equipes selecionadas eram do COTUCA.
Elas apresentaram seu trabalho no dia 31 de outubro de 2019, no Centro de Convenções do Shopping Dom Pedro, durante o INOVA CAMPINAS.
É gratificante perceber o desenvolvimento de todos os participantes, o enorme valor agregado em suas vidas, não somente na criatividade, no espírito de colaboração e na capacidade de expressão, mas também no envolvimento com problemas e questões que afetam a humanidade.
Parabéns a todos os alunos, aos professores e funcionários que colaboraram para o sucesso deste projeto.

Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira Miguel
COTUCA – UNICAMP