Cotuca divulga Manual do Vestibulinho 2017 e outras novidades

O Cotuca divulgou hoje o novo site do Vestibulinho, para seleção de novos alunos em 2017.

O endereço do site é http://exame.cotuca.unicamp.br e lá se poderá encontrar todas as informações sobre o Vestibulinho como, por exemplo, o Manual do Candidato, calendário de atividades, cursos oferecidos, formato da prova, conteúdo a ser estudado, provas anteriores, formulário de inscrição, dentre outras.

O Vestibulinho Cotuca 2017 apresentará, como maior novidade, a Segunda Opção de curso, ou seja, o candidato poderá se inscrever em até dois cursos. Assim, o candidato agora poderá optar, além do curso prioritário, por um segundo curso dentro da mesma modalidade (A ou B).

Os cursos da modalidade A são os de concomitância interna, isso é, o aluno realizará tanto o Curso Técnico quanto o Ensino Médio no Cotuca. Os cursos de modalidade B são os de concomitância externa, em que o aluno realiza somente o Curso Técnico no Cotuca e já concluiu ou está matriculado na 2a ou 3a séries do ensino médio em outra escola.

Para o coordenador da Comissão de Vestibulinho e professor do Departamento de Eletroeletrônica do Cotuca, Celso Akira Nishibe, a segunda opção é importante, pois dá uma outra chance para o aluno que quer ingressar em um Curso Técnico. “Antes os alunos tinham apenas uma oportunidade de entrar no colégio, e consequentemente alunos mesmo altamente capacitados acabavam ficando de fora. Com a nova regra da segunda opção, a chance do candidato aumenta”, explica o professor.

Ele destaca ainda que, mesmo com essa alteração, a prova continua com 36 questões de múltipla escolha (12 de Matemática, 12 de Língua Portuguesa e 12 de Ciências) e uma redação. O que mudou foi o critério de pontuação dessas questões. Cada questão será multiplicada pelo peso atribuído da sua disciplina. Matemática terá peso 4, Língua Portuguesa peso 3 e Ciências peso 2.

O professor Celso Akira também destaca outra novidade: o horário de realização da prova, que passou do período da tarde para o período da manhã. O candidato deverá estar no local de sua prova às 08h00 para ser encaminhado à sua sala com tranquilidade e ser identificado, pois às 09h00 os acessos aos prédios serão fechados para início da prova.

Para mais informações sobre a forma de avaliação consulte o Manual do Vestibulinho.