Na última quinta feira (11/02), teve início o ciclo de reuniões dos professores do colégio para o planejamento pedagógico de 2016. O objetivo das reuniões é alinhar as metas para 2016, promover a integração entre professores e estipular estratégias comuns para cada departamento no ano de 2016, segundo a Diretora de Ensino do Cotuca, Teresa Helena de Carvalho. As reuniões aconteceram até sábado (13/02). Estiveram em pauta formas de buscar maior interdisciplinaridade entre os cursos técnicos e o ensino médio e ações para a integração entre as diversas iniciativas dos departamentos.
Inovação e diversidade sexual são temas de palestras
Iniciando o ciclo do planejamento pedagógico, foi realizada uma palestra sobre inovação e empreendedorismo, ministrada pelo professor Paulo Victor de Oliveira. A fala tratou sobre as mudanças no mundo tecnológico e a mudança do papel do professor ao longo do tempo. Para Paulo Victor – representante do Cotuca na Agência de Inovação da Unicamp, INOVA – um desafio importante ao ensino é o de estimular a crítica e a criatividade. “Precisamos fazer o aluno pensar por si próprio e inovar quando estiver no mercado de trabalho”, afirma.
No segundo dia, a psicóloga Carolina Freire ministrou uma palestra intitulada “Diversidade Sexual na Educação: Vamos conversar sobre isso!”. Carolina é especialista no tema e coordenou um projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas em Sumaré. Para a Diretora de Ensino do Cotuca, Teresa Helena, “é importante que se aceite a diversidade sexual, mas ainda temos muito preconceito em relação a isso. Por isso foi trazida essa discussão”.
“É fundamental discutir o tema da diversidade sexual na educação”, afirma a professora Cristiane Megid, do Departamento de Humanidades. Para ela, “educadores de qualquer área precisam combater preconceitos e é preciso conhecimento para renovar nossa forma de pensar e de falar. A psicóloga trouxe exatamente isso: uma fala objetiva que nos permite conhecer ou entender melhor relações afetivas que muitas vezes não são comuns em nossos círculos de vivência”.
Os slides da palestra podem ser acessados clicando aqui.
A Resolução Conjunta SS/SE N.º 1, de 11-10-2011, que dispõe sobre a implementação de projetos educativos nas escolas públicas estaduais, para a promoção e preservação da saúde, e dá providências correlatas, pode ser acessada clicando aqui.
O Decreto Estadual nº 55.588, de 17 de Março de 2010, que dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas de acordo com sua orientação sexual, pode ser acessado clicando decreto-55-588-tratamento-nominal.
A pedagoga Clélia Roberta Duarte falou aos professores sobre o trabalho realizado no Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Cotuca. Ela esclarece que “no Colégio, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão, ao lado da direção e da coordenação pedagógica, trabalhando diretamente com os alunos, ajudando-o sem seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com os pais e responsáveis, instrumentalizando a direção de ensino quanto a questões importantes como dados de evasão escolar, repetência para fomentar ações preventivas”. Segundo Clélia, o que o difere do professor é que ele não tem currículo disciplinar, mas sim, um “currículo oculto”. “O orientador educacional é um mediador da escola, um elo entre educadores, pais e estudantes”, afirma. O SOE é composto pelas orientadoras educacionais Célia Regina Duarte, Neila Pellegrina Benze Nucci, Clelia Roberta Duarte e Euryanthe Rossana Heinrich.
O planejamento deste ano contou, ainda, com reuniões dos departamentos e reuniões interdepartamentais, buscando a integração e ações em comum entre o ensino técnico e médio.