Desenvolvimento de Sistemas

O PROFISSIONAL

O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas desenvolve programas para computadores e outros dispositivos computacionais como, por exemplo, aparelhos celulares e tablets, visando a automação de todos os processos relativos às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ou seja, seu trabalho envolve a produção de software e sua integração com processos administrativos, comerciais, hospitalares, industriais, de automação residencial, automação industrial, de serviços, de telecomunicações e de teleprocessamento.

Além desse perfil básico, o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas formado pelo COTUCA será também preparado para atuar com as novas tendências da área de Tecnologias de Informação e Comunicação, como desenvolvimento de soluções integradas usando Internet das Coisas, Sistemas Embarcados para Indústria 4.0, Computação em Nuvem e Micro-serviços.

Usando as várias plataformas de computação de maneira integrada, concebe, projeta, escreve e atualiza programas e sistemas, aplicando métodos ágeis de análise, projeto e programação, modelagem e acesso a bancos de dados, redes, técnicas de design para web, técnicas de projeto de Sites na Internet, desenvolvimento de aplicações distribuídas e para dispositivos móveis, desenvolvimento de aplicações da Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0, dentre outras aplicações das TIC.

O CURSO

O novo currículo do curso tem foco nas cinco áreas abaixo. Clique nos títulos para conhecer mais sobre cada área:

1. Programação de computadores em geral

2. Aplicativos para Dispositivos Móveis

3. Internet das Coisas

4. Computação em Nuvem

5. Integração de tecnologias

Abaixo temos o itinerário formativo com as diversas disciplinas:

O aluno aprenderá sua profissão através de:

  • currículo atualizado e inovador, que abrange as técnicas mais atuais de desenvolvimento de software para o mundo conectado em que vivemos;
  • aulas realizadas em laboratórios de computação conectados à Internet, aliando a teoria à prática de maneira direta, integrada e dinâmica;
  • participação direta do aluno, através de equipamentos audio-visuais, acesso à Internet como ferramenta de ensino e pesquisa, uso integrado de computadores, tablets, celulares, robôs e outros dispositivos para a prática dos assuntos ensinados.

O curso tem as seguintes estratégias:

  • foco: desenvolvimento de aplicativos computacionais (software), integrando as diversas e abrangentes plataformas computacionais do mundo atual;
  • aborda técnicas avançadas de desenvolvimento de sistemas de alta complexidade e atenção constante à qualidade no processo de desenvolvimento;
  • apresenta ao aluno, em grau crescente de complexidade, as técnicas e metodologias de desenvolvimento de aplicações computacionais, com uma vivência prática intensa e constante dos assuntos desenvolvidos;
  • enfatiza as técnicas mais importantes e não apenas busca ensinar uma ou outra linguagem de programação ou ferramenta que estejam em evidência no momento pois, como a tecnologia na área avança aceleradamente, as ferramentas e sistemas computacionais se alteram com frequência;
  • as técnicas que embasam essas ferramentas são ensinadas com profundidade, de modo que o aluno adapta-se facilmente à evolução tecnológica.

O curso é organizado em quatro módulos semestrais e apresenta ao aluno, em grau crescente de complexidade, as técnicas e metodologias de desenvolvimento de programas, com prática intensa e constante dos assuntos teóricos ensinados.

Os principais assuntos abordados no curso são:

  • Técnicas de Programação Orientada a Objetos;
  • Automação de equipamentos e atividades do dia a dia com placas Arduino, shields e sensores;
  • Bancos de dados – modelagem, programação e utilização por aplicativos distribuídos;
  • Técnicas e plataformas para desenvolvimento de sites da Internet;
  • Sistemas embarcados para automação de processos e Internet das Coisas;
  • Estruturas de dados;
  • Aplicativos para dispositivos móveis, como celulares, tablets e sua integração com a Internet tradicional, a Internet das Coisas e a Computação em Nuvem.

Complementando seus conhecimentos, o aluno aprende, também, sobre o gerenciamento de sua carreira profissional, além de desenvolver um Projeto de Conclusão de Curso de sua escolha. Esse projeto abordará técnicas aprendidas no curso e novas técnicas pesquisadas pelo aluno, sob a orientação de um professor.

O curso exige raciocínio lógico, conhecimentos básicos de matemática do Ensino Fundamental, capacidade de organização do tempo e de trabalho em equipe, além de dedicação aos estudos e o gosto pelo aprendizado e pela aplicação de tecnologias inovadoras.

O curso não aborda apenas a utilização de aplicativos computacionais ou design de imagens e de sites mas, por outro lado, capacita o aluno a criar os programas que realizam essas tarefas, com a criação de programas e sistemas para jogos digitais para computadores e celulares, integração com sites como o GoogleMaps e integração entre aplicativos diversos através das tecnologias mais avançadas de programação de computadores.

O MERCADO DE TRABALHO

Todas as áreas profissionais e empresariais necessitam das Tecnologias de Informação e Comunicação e, portanto, o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas dispõe de um mercado de trabalho amplo e em expansão, com muitas vagas de emprego disponíveis. Atualmente, vemos uma busca crescente, pelas empresas, de profissionais dessa área.

As principais áreas de atuação são:

  • empresas de desenvolvimento de sites para Internet;
  • Indústriais em geral;
  • empresas comerciais;
  • empresas de consultoria;
  • empresas de telecomunicações;
  • empresas de automação industrial, residencial e outros tipos;
  • empresas de prestação de serviços em TIC;
  • empresas de desenvolvimento de software em geral;
  • centros de pesquisa em qualquer área;
  • escolas e universidades;
  • empresas públicas;
  • empresas de desenvolvimento de jogos digitais.

A região de Campinas é um dos maiores polos tecnológicos em Informática no Brasil, e oferece amplas oportunidades de atuação, até mesmo para a criação de empreendimentos pelo próprio profissional.

MODALIDADES

Modalidade: B – Concomitância Externa
Código: 39
Turno: vespertino (à tarde)
Vagas: 40
Duração: 2 anos
Carga Horária: 1230 horas de disciplinas Técnicas Profissionais
Estágio:  Opcional (Carga Horária: 300 horas) não obrigatório
Ensino Médio: Concluído ou estar matriculado em outra escola, a partir da 2a série, no início do curso

Modalidade: B – Concomitância Externa
Código: 59
Turno: Noturno
Vagas: 40
Duração: 2 anos
Carga Horária: 1230 horas de disciplinas Técnicas Profissionais
Estágio:  Opcional (Carga Horária: 300 horas) não obrigatório
Ensino Médio: Concluído ou estar matriculado em outra escola, a partir da 2a série, no início do curso

Catálogo – Curso de Desenvolvimento de Sistemas