Depoimento – Alan Cavalcante

Ex-aluno do Técnico em Enfermagem

Independência financeira conquistada em dois anos e meio

Em 2009, com vinte anos de idade e Ensino Médio concluído, eu estava em meu primeiro ano de curso pré-vestibular para Medicina. Vindo de escola pública, tudo era muito difícil: cálculos e mais cálculos, redações e mais redações… Eu pensava que poderia estar deixando meus dias passarem em branco apenas ali estudando, sem ter a certeza se seria aprovado em algum vestibular no fim do ano. Então, resolvi prestar vestibulinho para cursos técnicos, graças a uma amiga que estava na mesma situação que eu – não posso deixar de falar o nome dela aqui e agradecê-la: Beatriz, muito obrigado! -, segui a sua sugestão de fazer um curso técnico e, em menos de dois anos e meio, passei em dois concursos públicos na minha área de formação, tive outras excelentes oportunidades de emprego e conquistei a minha independência financeira!

Prestei Técnico de Enfermagem no COTUCA e Bioquímica na ETECAP. Passei nos dois, mas escolhi o COTUCA, que foi uma excelente opção para mim, sem sombra de dúvida. Além da qualidade do ensino e do reconhecimento no mercado de trabalho, o COTUCA é um Colégio Técnico da UNICAMP, tem boa localização na região central de Campinas e possui diversos programas de apoio para que alunos carentes possam se manter e concluir o curso. Logo nos primeiros meses, me inscrevi nos programas de Bolsa Trabalho, Bolsa Alimentação e Bolsa Transporte. Consegui duas delas e, então, passei a receber aproximadamente R$ 500,00 por mês para trabalhar em alguma das atividades do colégio durante três horas por dia.

Durante os dois anos do curso Técnico em Enfermagem, tudo era muito corrido, pois eu fazia cursinho de manhã, o curso técnico à tarde no COTUCA e, à noite, prestava serviços referentes à Bolsa Trabalho. Apesar da correria do dia-a-dia, no COTUCA fiz muitos amigos que carrego no peito e com quem me encontro até hoje. Lá conheci uma grande amiga, Jéssica, que também era bolsista. Trabalhávamos no Expediente da Direção. Atualmente, ela está estudando na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, cursando Enfermagem. Passou no vestibular logo na primeira tentativa. Mais uma vitoriosa que estudou no COTUCA.

Fiz o curso de Técnico em Enfermagem na modalidade chamada de Concomitância Externa, que é destinada a quem faz o Ensino Médio em outra escola ou já tem o Ensino Médio concluído, que era o meu caso. Esse curso é Vespertino e tem a duração de dois anos, já com estágio ao longo do curso. Para me formar, tive que estudar muito: provas e mais provas, trabalhos e mais trabalhos, estágios no Hospital de Clínicas da Unicamp e em Postos de Saúde do município. Todos os estágios exigiam o máximo dos alunos, pois tínhamos um nome a zelar, éramos do COTUCA, e onde passávamos esse nome nos trazia muita responsabilidade e respeito de profissionais que trabalhavam em conjunto conosco, como outros Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos. Todos já conheciam a magnitude do COTUCA.

Não foi fácil concluir o curso. Muitas vezes, pensei em desistir, mas a minha mãe sempre me incentivou e não permitiu que eu o abandonasse. Sou eternamente grato a essa Maria, minha mãe, que nunca me deixou desistir dos meus objetivos.

Ainda no meio do curso, prestei um concurso público em minha área de formação. Seria apenas para testar meus conhecimentos, pois era praticamente impossível ser aprovado, já que havia milhares de candidatos de toda a parte do Brasil, devido à ótima remuneração oferecida.

Assim que acabei o curso no COTUCA, no final de 2011, prestei outro concurso público para Técnico de Enfermagem.

Como eu ainda não tinha sido chamado em nenhum dos dois concursos, no meio de 2012, mandei o meu currículo para o Hospital Vera Cruz e para o Hospital Celso Pierro, da PUC Campinas. Surpresa: no mesmo dia me chamaram para fazer uma prova no Vera Cruz. O Celso Pierro também me chamou, mas optei por participar do processo de seleção apenas do Hospital Vera Cruz. Me saí muito bem na prova e estava aguardando os trâmites finais da contratação, quando recebi uma ligação, informando que eu havia passado em um dos concursos e que precisavam que eu começasse a trabalhar com urgência.

Era bom demais para ser verdade! Fui e, logo nos primeiros dias de trabalho como funcionário público, fui convocado também pelo outro concurso. Nesse momento, eu tinha dois empregos públicos para escolher na minha área de formação, menos de seis meses após a conclusão do curso! Após analisar todos os benefícios e incentivos, escolhi o melhor para mim. Era tudo o que eu podia querer!

Ter optado por fazer curso Técnico em Enfermagem no COTUCA fez com que a minha vida se transformasse e desse uma guinada para melhor em um curto intervalo de tempo. Em menos de dois anos e meio, consegui minha completa independência financeira e de maneira muito satisfatória.  Ao contrário do que todos falavam, por eu ser de escola pública, com muito esforço e dedicação, consegui chegar tão longe quanto (ou mais que) um estudante egresso de escola particular. Agora só me falta alcançar uma vaga na Graduação em Medicina, de preferência na Unicamp, pois já sei a qualidade e oportunidades que essa Universidade tem a oferecer.

Com autoridade, recomendo o COTUCA para todas as pessoas de todas as idades que tenham os mesmos planos que eu: ter sua independência financeira, melhorar como ser humano, e conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho. Com o curso técnico do COTUCA, tive várias chances de fazer minhas escolhas, sempre contando com o apoio das pessoas que fazem e fizeram parte da minha vida, sempre me dando uma força para crescer mais a cada dia.

Alan F. Cavalcante, 23 anos
1ª a 4ª série: EMEF. Helena Futava Takahashi – Hortolândia
5ª a 8ª série e Ensino Médio: E. E. Jardim Santa Clara do Lago – Hortolândia