Cerimônia de Premiação dos Medalhistas de Ouro da 15ª OBMEP

No dia 7 de novembro de 2022 ocorreu, em Salvador-BA, a cerimônia de premiação dos medalhistas de OURO da 15ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas). A competição foi realizada em 2019, porém, devido à pandemia, a cerimônia de premiação só ocorreu agora em 2022.

Estiveram presentes cerca de 570 alunos premiados de todo o país. Entregaram as medalhas o diretor-geral do IMPA, o coordenador-geral da OBMEP e diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim; o secretário de Articulação e Promoção da Ciência, Daniel Lavouras; o secretário de Educação da Bahia, Danilo de Melo Souza; o presidente do CNPq, Evaldo Ferreira Vilela; o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jailson Bittencourt de Andrade; a diretora da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Walcy Santos; e o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Wagner Victer.

A cerimônia deste ano teve um componente especial para celebrar personalidades que ajudaram a construir a história da OBMEP. A deputada federal Tabata Amaral, medalhista na primeira edição em 2005, foi uma das homenageadas.

O COTUCA esteve representado pelo aluno Eduardo Rittner Coelho, que cursou Eletroeletrônica no período de 2019-2021, e foi Monitor de Matemática do colégio em 2020. Eduardo conquistou a medalha de Ouro quando estava no 1º ano. Atualmente, cursa o 1º ano de Engenharia de Computação, na UNICAMP. Os professores de Matemática César Adriano do Amaral Sampaio e Mauro Munsignatti Junior, que foram professores do Eduardo no período 2019-2021, estiveram presentes na cerimônia, para prestigiar a conquista do aluno.

Na OBMEP de 2019, além da medalha de OURO de Eduardo, os alunos do COTUCA conquistaram 9 medalhas de prata, 12 medalhas de bronze e 19 Certificados de Menção Honrosa (https://cotuca.unicamp.br/2019/12/05/cotuca-na-obmep-2019/). O excelente desempenho dos alunos fez com que o COTUCA fosse uma das escolas premiadas no país (http://premiacao.obmep.org.br/2019/verRelatorioEscolasPremiadas.do.htm).

Outros dois atuais alunos do COTUCA também estiveram presentes na cerimônia em Salvador: Nicolas Takeshi Taniguti, aluno do 1º ano do curso de Mecatrônica, premiado quando estava no 7º ano do Ensino Fundamental, através da escola Escola Municipal Jair Mendes de Barros, de Vinhedo, e Samuel Juchnievski Vieira, aluno do 2º ano do curso de Eletroeletrônica. Samuel obteve a conquista enquanto era aluno da Escola Estadual João Franceschini, de Sumaré, e dedica o resultado ao seu professor de Matemática do Ensino Fundamental, Olívio Pazini, que foi quem o ajudou a se preparar para a competição.

Tanto Nicolas como Samuel participaram da 1ª fase da OBMEP de 2022 no COTUCA, e estão entre os 42 alunos do colégio que foram classificados para a 2ª fase, que ocorreu em Outubro. Eles aguardam o resultado final, que está previsto para ser divulgado em 20 de dezembro.

O COTUCA parabeniza Eduardo, Nicolas e Samuel !!