Aluna do Cotuca é premiada no ISEF, em evento internacional nos Estados Unidos

O Cotuca orgulhosamente parabeniza a aluna Ligia Keiko Carvalho, aluna do 3º ano do Curso Técnico em Informática por suas conquistas! Parabéns também para a Professora Patrícia Campos e para Rafael Eiki!O projeto EDUCACESS – Software de transcrição de videoaulas para PDFs compactos, desenvolvido pela Lígiarecebeu três premiações naFeira Internacional Regeneron ISEFque aconteceu no período de 7 a 13 de maio de 2022, na cidade de Atlanta, Georgia, Estados Unidos. Entre as premiações, a estudante recebeu convite para passar três semanas na Itália desenvolvendo uma inteligência artificial e ganhou ainda US$ 5 mil de uma instituição filantrópica internacional. Segundo a aluna, “precisamos de mais meninas nessa área porque falta representatividade”.

Oito estudantes brasileiros foram premiados na Feira Internacional de Ciência e Engenharia (ISEF, na sigla em inglês), considerada uma das maiores do mundo no gênero. A edição de 2022  contou com 1.410 projetos de 1.750 finalistas, de 63 países diferentes. No total, o Brasil conta todos os anos com 18 projetos classificados para a feira. Este ano, seis deles ganharam prêmios. Os finalistas competiram por cerca de US$ 8 milhões em premiações, como bolsas de estudo, estágios e viagens de campo. A delegação brasileira foi composta por 26 estudantes de diferentes estados.

Em 20 anos, jovens brasileiros ganharam 116 prêmios na feira internacional. Para a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, “a participação da juventude brasileira na produção de ciência é essencial para o desenvolvimento científico do país”.