I Ciclo de Formação sobre o Debate Étnico-racial do Cotuca

Ocorre em novembro, o I Ciclo de Formação sobre o Debate Étnico-Racial do Cotuca: o Racismo Estrutural no contexto brasileiro. O evento contará com três mesas nos dias 05, 11 e 17 de novembro às 19h, com transmissão pelo canal do Youtube do Cotuca.

O objetivo do evento é promover a discussão em torno da temática racial com foco nos elementos que impulsionam a criação e implementação de cotas étnico-raciais. O evento se justifica, principalmente, pelo novo perfil de alunos que ingressaram no colégio no ano de 2021 por meio do sistema de cotas étnico-raciais. A comunidade escolar do Cotuca, diante dos debates mobilizados por esse novo cenário, busca ampliar o diálogo com a sua comunidade para promover a sua reflexão acerca de políticas de ação afirmativa no Brasil,
promovendo, assim, práticas condizentes com a nova realidade social da escola.

O público-alvo do evento são, principalmente, nossos estudantes, mas também professores, funcionários e participantes externos.

Confira a programação:

05/11 (sexta-feira) às 19h
● Mesa-redonda: “O Racismo Estrutural e os movimentos sociais no Brasil”
Essa mesa-redonda procura trazer para a discussão como o racismo estrutural se estabelece no Brasil, suas especificidades, seu desenvolvimento ao longo do tempo e, principalmente, como os movimentos sociais foram fundamentais para alavancar esse debate e para a criação de novas políticas e práticas sociais no contexto brasileiro.
● Convidados:
○ Thiago Lenine Tolentino (UFU)
○ Rodger Richer (Unicamp)
○ Guilherme Oliveira (Unicamp)
○ Mediador: Pedro Almeida (Crioules)

11/11 (quinta-feira) às 19h
● Mesa-redonda: “Identidade racial e as definições de quem é negro no Brasil”
Essa mesa-redonda tem o objetivo de discutir como a identidade racial se constitui no Brasil, sobretudo, diante do racismo estrutural vivenciado no país. Questões como o colorismo, a afroconveniência, a autoidentificação e a heteroidentificação também se fazem presentes nas discussões que compõem essa temática.
● Convidados:
○ Gabriela Bacelar (UFBA)
○ Mediadora: Larissa da Silva Fontana (Unicamp)

16/11 (terça-feira) às 19h
● Mesa-redonda: “Vamos falar sobre as cotas étnico-raciais? – Políticas
afirmativas em perspectiva”
Essa mesa-redonda tem o objetivo de destacar como as políticas afirmativas se relacionam com o racismo estrutural vivenciado no Brasil. Seu foco está nas políticas de cotas étnico-raciais e nas lutas que levaram ao reconhecimento da sua importância e implementação tanto
no cenário nacional, quanto no contexto da Unicamp e do Cotuca.
○ Kátia Norões (UEMS)
○ André Pasti (UFABC)
○ Taína Silva Santos (Unicamp)
○ Mediadora: Ana Paula de Brito Rodrigues (Cotuca)