Gincana Virtual Cotuca 2020 – Programação

Nos dias 05, 06 e 07 de novembro, o Cotuca realiza a sua já tradicional gincana. Neste ano, por causa da pandemia, o seu formato foi repensado e ajustado para a versão remota, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde.  Por causa deste ano tão atípico, o nome do evento foi reformulado por nossos alunos, e passou a se chamar Gincoronga.

Tradicional pelo seu direcionamento temático, neste ano, o evento tem como tema norteador a música Esquadros, composta por Adriana Calcanhoto. Inspirada pela canção, a aluna Isabel Teixeira, que cursa o 3ª ano de eletroeletrônica diurno, a propôs como tema do evento. A partir dos versos  “Pela janela do quarto/Pela janela do carro/Pela tela, pela janela/Quem é ela? Quem é ela?/Eu vejo tudo enquadrado/Remoto controle”, os alunos do Cotuca idealizarão e realizarão provas que abordam o novo contexto pandêmico em que a tecnologia se tornou, para muitos, a possibilidade de conexão com o mundo exterior e com os colegas.

Divididos em quatro equipes, os alunos se organizarão para cumprir as várias provas, que contam com roteirização, produção de vídeo, fotografia, culinária, dublagem, produção de música, conhecimentos gerais e provas esportivas, sempre respeitando o isolamento social. Neste ano, a tradicional prova de solidariedade, em que as equipes arrecadam alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal para entidades de Campinas também sofreu ajustes por causa do contexto da pandemia.

Nas edições anteriores da gincana, os alunos corriam as ruas de Campinas, batendo de casa em casa, fazendo plantão em supermercados, para recolher alimentos que seriam doados. Além disso, as equipes contavam com patrocínio de empresas que estampavam suas marcas nas camisetas produzidas pelos alunos para o evento. A Associação de Pais e Mestres do Cotuca auxiliava na administração da verba arrecadada, o que continua a ser feito em 2020.

Entretanto, por causa do isolamento social, o modelo de arrecadação precisou passar por importantes modificações, tornando-se majoritariamente realizado por doações online.

O dinheiro arrecadado será convertido em cestas básicas e produtos de primeira necessidade para a comunidade Vila Paula, no bairro San Martin, destruída por um incêndio no último dia 29 de setembro (https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/09/28/incendio-destroi-barracos-e-deixa-feridos-em-comunidade-no-bairro-san-martin-em-campinas.ghtml). Ao menos 24 casas foram destruídas, dentre as 34 que compunham a comunidade.

A verba das  doações está sendo auditada e a prestação de contas será feita publicamente, logo após o encerramento do evento.

Além da APM, a gincana 2020 também recebe o apoio da Associação dos Docentes da Unicamp, disponibilizando funcionários e infraestrutura para viabilização e entrega das doações.

Apesar das dificuldades de interação que o isolamento social pressupõe, certamente, dentre os dias 29, 30 e 31, nos surpreenderemos mais uma vez com as produções de nossos alunos e com os espaços de sociabilização que a Gincoronga criará.

Contamos com a participação de todas e todos!

Para contribuir com as doações da Prova Solidária, clique aqui.

Gincana Virtual Cotuca 2020 – Programação

Os links para as provas serão atualizados ao longo do evento neste documento: https://docs.google.com/document/d/1aEYevweY95n64CdJu3qJCW_jR-pbl1j-t2dhAqq3di4/edit?usp=sharing
Convidamos todos a participarem das atividades, usando seu e-mail institucional.