Homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem

O dia 12 de maio tem um significado muito importante na história da enfermagem e é considerado oficial para a homenagem à profissão desde 1965 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros

O motivo? Foi nessa data, em 1820, que nasceu a profissional que é provavelmente a mais reconhecida da área, Florence Nightingale. O reconhecimento é mais que merecido: considerada a fundadora da enfermagem como conhecemos hoje, foi pioneira no tratamento a feridos de guerra e criadora da primeira escola de enfermagem do mundo, no Hospital St. Thomas, em Londres. Tamanha era sua vigia dos feridos, que passou a ser chamada de “Dama da Lâmpada”, e por causa desse cuidado constante com os feridos, a enfermeira de origem inglesa se tornou a personificação de tudo o que a enfermagem representa.  

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”  (Florence Nightingale )

Nossa homenagem e gratidão a quem, diariamente, doa sua vida para salvar outras vidas por meio do vídeo desenvolvido pelos alunos do Técnico em Enfermagem do Cotuca.

Agradecimento em especial a todos os alunos do Técnico em Enfermagem do Cotuca, aos monitores do curso que tiveram uma participação especial na organização e, ao aluno Armando da Silva Pires, com a edição.