Trabalho sobre inteligência artificial é premiado em participação do Cotuca na FEBRACE 2019

Na última semana, dois projetos do Cotuca participaram como finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2019. O evento foi realizado no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP) de terça-feira a sexta-feira (19 a 22 de março).

Um dos projetos, da aluna Gabriela Nery Batista (Informática), recebeu dois prêmios. O projeto, Desenvolvimento de ferramenta para a identificação de padrões associados a discriminação de gênero em textos através de algoritmos de Processamento de Linguagem Natural, foi orientado pelo Prof. André Pasti (Humanidades) e pelo ex-aluno do Cotuca Rafael Eiki Matheus Imamura (Unicamp). O trabalho buscou identificar padrões associados à discriminação de gênero presentes em textos jornalísticos, cobrindo especialmente textos sobre violência contra as mulheres.

Gabriela recebeu o prêmio Marília Chaves Peixoto, atribuído pelo Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP (Poligen). Marília Chaves Peixoto, que dá nome ao prêmio do Poligen, foi a primeira doutora em Matemática do país e primeira mulher integrante efetiva da Academia Brasileira de Ciências, em 1951. O projeto de Gabriela ainda foi premiado como um dos dez melhores do evento pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa).

Além desse projeto, Julia Alves de Arruda e Guilherme Guidotti Brandt (Informática), orientados pela Profª. Simone Pierini Facini Rocha (DPD) e por Rafael Eiki Matheus Imamura, apresentaram o projeto Sistema de internet das coisas para melhora da autonomia de pacientes com a doença de Alzheimer. O projeto objetivou testar tecnologias recentes em um sistema de Ambiente de Vida Assistida para amparar pacientes que sofrem de perdas de memória.

Projeto de Gabriela Batista recebeu Prêmio Marília Chaves Peixoto.
Gabriela Batista
Guilherme e Julia.
Prof. Pasti, Rafael Eiki e Gabriela Batista.