Programa de Internacionalização – Biblioteca do Cotuca

Projeção internacional: um breve relato

A partir da contemplação no Programa de Internacionalização para Servidores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na segunda quinzena de janeiro de 2019 pude contribuir para projeção internacional do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) em duas instituições cubanas – Universidade de Havana e Biblioteca Nacional de Havana.

Seguramente, os quinze dias em território cubano, bem como todo o processo de planejamento e contato com as referidas instituições, contribuíram para uma experiência enriquecedora no âmbito pessoal e profissional. Uma vez que pude conhecer outras culturas, outras formas de organização de repartições públicas, além de lidar com uma situação de extrema condição climática, um tornado.

O projeto aprovado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp denominado de Sistemas de Bibliotecas: organização, programas e perspectivas sinteticamente consistia em compreender o funcionamento das bibliotecas, com ênfase na implantação de um novo modelo de gestão chamado Centro de Recursos para elAprendizaje y laInvestigación (CRAI) e o Plano Nacional de Leitura (PNL).

Um dos momentos marcantes dessa visita foi a apresentação que fiz na Biblioteca Central da Universidade de Havana (foto 1), onde pude falar um pouco da Unicamp, do Sistema de Bibliotecas e mais especificamente, do Cotuca. Procurei destacar vários eventos, como: Cotuca de Portas Abertas, Jornal Conexão Cotuca, Mostra de Trabalhos, SeEMTec, Olimpíada de Robótica, e nossa Feira de Troca de Livros.

A troca de experiências e de identificação de organização e funcionamento de bibliotecas, poderão contribuir para implantarmos práticas que contribuam com o desenvolvimento humanístico da comunidade da Unicamp. Constatei a importância de fomentar a intersetorialidade no planejamento, execução e acompanhamento de projetos, que integrem a comunidade acadêmica, assim como: Feira de Troca de Livros e a promoção de línguas estrangeiras modernas.

Por fim, além de suprimir uma possível barreira linguística, pude evoluir meu desempenho em Língua Espanhola. Acredito que poderei contribuir para o estimulo da diversidade cultural no Cotuca, propiciando a troca de experiências literárias e emoções com a comunidade acadêmica. Agradeço a oportunidade ímpar que a direção do Cotuca e a Reitoria da Unicamp me propiciaram – desejo que programas como este sejam fomentados cada vez mais…

Por fim, agradeço a Diretora da Biblioteca Central da Universidade de Havana, Dra. YohannisMartíLahera e a Especialista em Relações Internacionais, Yolanda Núñez Gonzáles, pela recepção e oportunidade, tornando possível o intercâmbio de experiências profissionais e pessoais.

Foto 1: acervo pessoal da autora – Apresentação da Feira de Troca de Livros do Cotuca na Universidade de Havana.

Foto 2: acervo pessoal da autora – Fachada da Biblioteca Nacional de Cuba José Marti.