Departamento de Processamento de Dados do Cotuca e Dextra realizam evento para inclusão feminina nos cursos técnicos de Tecnologia de Informação e Comunicação

Informática e tecnologia não são apenas para meninos.

Para as garotas dos Ensinos Fundamental e Médio conhecerem a área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o Departamento de Processamento de Dados do Cotuca e a Empresa Dextra, uma das mais importantes na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do Brasil, realizarão um workshop sobre a área de TIC, mostrando essa área, nossos cursos técnicos e como eles podem colaborar para uma carreira profissional de qualidade.

O workshop será realizado pelas profissionais da Dextra e alunas dos cursos de TIC do Cotuca, no dia 29 de setembro (sábado) durante a manhã e a tarde, nos Laboratórios de Informática do Cotuca. Falaremos sobre a área de TIC, sobre a participação feminina nessa área e seu potencial, sobre a formação profissional oferecida pelos cursos técnicos de Informática e de Desenvolvimento de Sistemas oferecidos pelo Cotuca, sobre o potencial de carreira nessa área e sobre as novas tendências tecnológicas. Além da palestra, haverá uma oficina prática de programação de computadores.

Como as vagas são limitadas, as alunas interessadas devem declarar seu interesse fazendo a inscrição no site http://digitalgirls.dextra.com.br, a partir de 12/09/2018 até 24/09/2018.

Para as inscritas selecionadas, além das atividades previstas, haverá também camiseta do evento, coffee-break e almoço gratuitos na própria escola.

A data do evento é 29 de setembro de 2018, no Cotuca. O Cotuca se situa à rua Jorge Figueiredo Corrêa, 735, Taquaral, Campinas / SP.

Programa preliminar

08h30 – Credenciamento, recepção às alunas e coffee-break

09h30 – Início do primeiro período do workshop

12h30 – Almoço e roda de conversa sobre a participação feminina no mundo do trabalho e na área de TI

14h00 – Início do segundo período do workshop

15h30 – Coffee-break

16h00 – Apresentação dos cursos de Informática e de Desenvolvimento de Sistemas do Cotuca

17h00 – Encerramento e entrega dos certificados

Sobre a Primeira Edição do Digital Girls, em 2017

A primeira edição do Digital Girls, que realizamos em setembro de 2017 junto com a Dextra, foi importantíssima por abordar um problema recorrente na área de TI (e de outras profissões relacionadas com Ciências Exatas): a pequena participação do gênero feminino nessa área.

Sabemos que, inicialmente, TI era uma área de escolha profissional de muitas meninas mas que, com o tempo e mudanças socioculturais, essa participação foi minguando paulatinamente. Talvez porque se associasse o uso de computadores pessoais e outros equipamentos (como videogames) a meninos, até mesmo por uma estratégia de marketing para vendas de brinquedos.

No Cotuca, assim como em outras escolas e universidades, essa situação também se manifestou. Em 2017 tivemos apenas duas meninas sendo aprovadas no vestibulinho do curso de Informática Matutino, com 40 vagas. Nos cursos da tarde e da noite a participação feminina também foi muito pequena, menor que a metade dos alunos de cada classe.

No entanto, sabemos que as meninas podem atuar na área de Computação com excelente desempenho, ideias diversificadas e criativas.

Por isso, em nossa parceria com a Dextra, tivemos a ideia de um evento voltado exclusivamente para o público feminino, com o intuito de dar conhecimento sobre a área de TI e o potencial de uma carreira profissional das meninas nessa área.

Foi um evento gratificante, com profissionais da Dextra e também do Cotuca, bem com alunas dos nossos cursos mostrando o quanto as meninas são capazes de sucesso escolar e profissional.

Como resultados concretos passamos a ter 10 meninas ingressando em nosso curso matutino e o aumento da quantidade de meninas nos cursos vespertino e noturno, quase atingindo a metade.

Pretendemos reforçar esse evento e torná-lo parte de um calendário permanente e, em 29 de setembro deste ano, estaremos recebendo novamente as interessadas para um dia de muito aprendizado, acolhimento e incentivo a que elas saibam que podem escolher o que desejam ser, e que a área de TI precisa muito delas e de suas competências, habilidades e criatividade.