Cotuca organiza Fórum na Unicamp sobre formação para a autonomia no Ensino Médio e Técnico

No dia 10 de setembro, a Unicamp receberá o Fórum Formação para a autonomia no Ensino Médio e Técnico. O evento, gratuito, é organizado por professores do Cotuca e realizado pela Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, no Programa Fóruns Permanentes.

Inscrições gratuitas: http://cotuca.me/autonomia (vagas limitadas)

A proposta é debater princípios, práticas e experiências ligadas à pedagogia para a autonomia no Ensino Médio e Técnico. A professora do Cotuca Renata Altenfelder, uma das organizadoras, afirma que “eventos como este são muito importantes para pensarmos estratégias e práticas pedagógicas que nos capacitem para a formação voltada para a autonomia de alunos do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante”. Para ela, “contar com um espaço em que é possível a troca de experiências plurais e o debate de questões concernentes às nossas práticas, com pessoas comprometidas com a educação, enriquece, substancialmente, a nossa trajetória em busca da construção de um projeto educacional de qualidade e emancipador”.

O Diretor do Cotuca, professor Alan César Yamamoto, considera que “os Fóruns são um excelente espaço para debate, para compartilhamento de reflexões e experiências que podem ser úteis para o aprimoramento educacional”. Sobre o tema desta edição, ele afirma: “a autonomia, em todas as suas dimensões possíveis, é um fator essencial na atuação profissional e pessoal, a fim de que o sujeito possa, no âmbito coletivo, contribuir de maneira segura e criativa”.

O evento terá início com uma mesa sobre educação para autonomia. As transformações recentes no ensino de nível médio e técnico pelas políticas educacionais brasileiras também estão em pauta. A Base Nacional Comum e a reforma do Ensino Médio serão discutidas em uma das mesas, que encerra a manhã de atividades.

O professor André Pasti, que também participa da organização do evento, destaca a importância desse debate na atual conjuntura da educação brasileira: “nesse momento de rediscussão dos currículos e das práticas, é fundamental trocarmos experiências com base nos princípios da formação para a autonomia”.

No período da tarde, uma das mesas trará as experiências e perspectivas de estudantes em relação a algumas das práticas e projetos em curso nas escolas. Segundo os organizadores, a proposta é dar voz aos alunos no debate sobre a formação, ouvindo suas contribuições e reflexões.

A mesa de encerramento do Fórum tratará sobre os usos e possibilidades das tecnologias abertas e livres para o ensino técnico voltadas à emancipação dos estudantes. Pasti considera que “a potência do aprendizado técnico ligado à emancipação é muito expressiva, especialmente considerando que as tecnologias, hoje, são de rápida atualização, e que elas têm grande potencial para transformar as realidades sociais dos alunos”.

Farão parte da programação professores do Ensino Médio e Técnico de diversas instituições, docentes da Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisadores, professores com experiência em educação popular e estudantes do ensino médio e técnico.

Confira o evento no Facebook e a página oficial do evento, no site da Unicamp.

MANHÃ

08h30 Credenciamento
09h00 Abertura

9h30 – EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA