EQUIPES DO COTUCA PARTICIPAM DE COMPETIÇÃO PROMOVIDA PELO PROJETO CERN

Pela segunda vez consecutiva, alunos do Cotuca se preparam para a competição Beamline For Schools (BL4S), promovida pelo Laboratório Internacional de Pesquisa Nuclear (CERN), com sede na Suíça.

Em 2017, a equipe Brazinga, composta por alunos do colégio e orientada pelo Prof. Guilherme Wood e pela Profa. Ana Paula Lima Barbosa, se classificou entre os 30 primeiros colocados no ranking divulgado pela competição internacional. A equipe ganhou o certificado de participação e camisetas, enquanto o Cotuca recebeu um acelerador de partículas, que será instalado em breve. No mês de março, aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados, no Instituto de Física da Unicamp, para a premiação da equipe.

Esse ano, três equipes do Cotuca se inscreveram na competição, uma delas sob a orientação do Prof. Guilherme e as outras duas sob orientação da Profa. Ana Paula. Para participar da competição, as equipes tiveram que produzir um vídeo, veiculado no Youtube, de até um minuto sobre o tema escolhido. Também tiveram que elaborar a proposta em um texto de até mil palavras, redigido em inglês. O resultado da competição deve ser divulgado em meados no mês de junho.

Além de premiar os 30 primeiros colocados com certificados, camisetas e aceleradores de partícula, a competição oferece as duas primeiras equipes a oportunidade de viajar para a Suíça, para montar seu experimento no acelerador, localizado em Genebra.

Podem participar da competição, alunos de 15 a 19 anos, que estejam cursando o ensino médio ou técnico, ou que já tenham terminado o ensino médio, mas que não tenham iniciado a graduação.

Confira a seguir os nomes das equipes e os temas inscritos no BL4S desse ano.

Space Conductors – Superconductorsat Space Tecnology

BRDataBeam – Analysisoftheeffectsofprotontherapyonpolymer-basedprostheses

OfMuonsandMen – The Wave-ParticleDualitydemonstratedbythe Double-SlitexperimentwithMuons