Cotuca insere alunos no mercado de trabalho e se destaca nos vestibulares

Em 2017, 188 alunos concluíram o ensino médio no Cotuca, 269 alunos concluíram o ensino técnico e 41 alunos concluíram as especializações. Dentre estes, cerca de 173 alunos estagiaram em empresas de Campinas e região.

Estágio profissional

Dentre os centros de pesquisa e empresas que abriram espaço para os alunos estão Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações (CPqD), Rhodia Poliamida e Especialidades Ltda, Tetra Pak Ltda, P&G do Brasil S/A, Pirelli Pneus S/A, Robert Bosch Ltda, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Instituto de Pesquisas Eldorado eMatera Systems Informática S/A.

Segundo o Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira Miguel, “a estabilidade do profissional é sustentada por ‘duas pernas’: o conhecimento teórico e o prático”. Para ele, um estudioso que não pratique seu conhecimento ou um prático que não estude perdem sua autoconfiança, sua capacidade de criar e, consequentemente, o seu reconhecimento. Estas pernas precisam caminhar alternadamente e consistentemente, assegurando a estabilidade do profissional. Ele lembra, ainda, Peter Drucker, considerado o “pai” da administração moderna, que afirmou que “as pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Esta frase evidencia a importância do estágio para a formação do futuro profissional, já que é onde se oferece, pela primeira vez, a oportunidade de aprender como se comportar em uma empresa, suas relações humanas, suas regras, seus processos estratégicos, os compromissos, as obrigações e o reconhecimento pelo seu trabalho.

Aprovações em vestibulares

Além disso, o Colégio Técnico de Campinas tem coletado dados a respeito do desempenho dos alunos nos vestibulares do ano passado. A coleta de dados aconteceu através de um formulário online, preenchido pelos alunos de forma voluntária. De acordo com os resultados, 137 alunos do Cotuca foram aprovados nos vestibulares. Destes, 112 foram aprovados na Unicamp. Cerca de 63,5% dos alunos não fizeram cursinho pré-vestibular, contando apenas com os conhecimentos adquiridos no colégio.

Entre os alunos de concomitância interna, que fizeram o ensino médio e o técnico no Cotuca e foram aprovados, oito alunos são do curso técnico de Eletroeletrônica Noturno, 12 alunos de Mecatrônica Noturno, 21 alunos de Informática,22 alunos de Enfermagem, 22 alunos de Alimentos, 24 alunos de Eletroeletrônica Diurno e 25 alunos de Mecatrônica Diurno.

Cerca de 38,5% dos alunos aprovados efetuaram matrícula em cursos na área de engenharia, 24,8% na área de saúde e biológicas, 16,8% na área de humanas e sociais e 16,8% na área de tecnológicas, exatas e da terra.

Os seis cursos com maior quantidade de matrículas são na Unicamp sendo, 12 alunos matriculados no curso de Medicina, 10 alunos no curso de Engenharia de Alimentos, 10 alunos no curso de Engenharia Elétrica, nove alunos no curso de Engenharia de Controle e Automação, oito alunos no curso de Engenharia Mecânica e cinco alunos no curso de Ciências Econômicas.