Diversidade marcou a IV Semana Cultural do Cotuca

Começou no último dia 2 de outubro, a IV Semana Cultural do Colégio Técnico de Campinas. O evento, que terminou no dia 6, teve como objetivo trazer mais arte e cultura para os alunos do Cotuca e para a comunidade como um todo.

As professoras de Artes, Mara Ferraro e Patricia Cortelazzo foram as organizadoras do evento, contando com o apoio do monitor Rafael Tóth, da funcionária do colégio Nilvane, da profa. Cristiane Megid e de toda a direção, que tornaram possível a realização da semana cultural.

Para as organizadoras do evento, a arte tem um grande poder formativo e educacional e deve ser muito valorizada, pois acaba despertando nas pessoas e mais especificamente nos alunos, um senso crítico muito maior e cria uma visão de mundo muito mais ampla. Para elas, é muito importante despertar esse interesse pela arte e pela cultura, que são áreas que deveriam ter um investimento e patrocínio muito maior do que tem atualmente.

A programação da IV Semana Cultural contou com oficinas, apresentações de dança, tipos de música variados, poesia, pintura e SARAU, além de participação do artista plástico Elvis da Silva, em uma aula aberta com os alunos.

Para compor a programação, o colégio convidou o SAE-Unicamp para participar, além de selecionar trabalhos realizados pelos próprios alunos do Cotuca. A parceria com o SAE-Unicamp é algo muito importante, pois o Serviço de Apoio ao Estudante possui dois programas de incentivo à arte e à cultura universitária, o Aluno-Artista e o SAE Ação Cultural: Educação, Comunidade e Campus. Através desses programas foram selecionados alguns alunos da Unicamp para apresentarem seus trabalhos na semana cultural do Cotuca.

Apesar das provas, os alunos acompanharam as atrações e o ponto alto foi a diversidade. Segundo as organizadoras, os alunos se sentiram representados ao ver tantos tipos diferentes de arte sendo apresentados no colégio. Foram programadas atividades nos períodos diurno e noturno, para que todos os alunos fossem contemplados.

As professoras Mara e Patrícia buscaram também inovar dentro das salas de aula. Durante a semana cultural, elas exibiram em sala o documentário “Pro dia nascer feliz”, de João Jardim, para trazer algo diferente e inspirador para os alunos, que aprovaram a idéia.

Para o ano que vem, o objetivo é trazer mais atrações e novas oficinas, fazendo com que haja maior interação entre os alunos, a comunidade e os funcionários do Cotuca.