Digital Girls: informática sem gênero

No último dia 16 de setembro, o Departamento de Processamento de Dados do Cotuca em parceria com a Empresa Dextra, promoveu o Digital Girls, um evento para mostrar para as alunas do colégio e para as meninas da comunidade que a área de exatas também é lugar de mulher.

Segundo o idealizador do Digital Girls, Prof. Francisco da Fonseca Rodrigues, o objetivo do evento era a divulgação da área profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para mostrar que essa área possui atrativos para a construção de uma carreira profissional e, também desmistificar o entendimento de que as áreas de exatas são mais destinadas a rapazes do que a garotas, ou seja desmistificar essa situação e mostrar que informática não tem gênero.

O tema do evento foi pensado porque nos últimos anos foi observado que a participação de garotas nos cursos de Informática oferecidos pelo Cotuca tem diminuido, seguindo atendência que se verifica em muitas instituições.

Assim, segundo o Prof. Francisco, o colégio decidiu realizar esse evento de forma a incentivá-las a participar mais ativamente dessa área, pois estamos passando por umarevolução das tecnologias e de sua abrangência e é importante que as meninas participem dessa revolução não apenas como usuárias, mas principalmente criando as novas aplicações da informática.

A empresa Dextra, que atua na área de desenvolvimento de soluções computacionais é uma antiga parceira do Cotuca e ajudou na realização do evento, que contou também com a participação das alunas do curso técnico de Informática do colégio, que também contribuíram para que esse workshop acontecesse.

O Digital Girls contou com uma série de atividades, começando com a recepção e credenciamento das participantes. Logo em seguida houve um coffee-break, onde todas se apresentaram. Em seguida, foi oferecido um mini-curso de programação de computadores. Ao final da primeira parte desse mini-curso, as garotas se dirigiram a uma roda de conversa debaixo das árvores do Cotuca, discutindo suas aspirações futuras e depoimentos de profissionais que atuam na área. Logo depois foi servido o almoço e após isso, houve uma palestra sobre os cursos de Informática e de Desenvolvimento de Sistemas oferecidos pelo Cotuca e a segunda parte do mini-curso. Para finalizar as atividades, mais um coffee-break e a entrega dos certificados de participação.

Para o Prof. Francisco, o objetivo do evento foi alcançado, pois as meninas passaram a conhecer melhor a área de Informática e tiveram a oportunidade de interagir com profissionais da área. Além disso, as meninas que participaram levarão para suas comunidades a ideia de que possuem capacidade, poder de decisão e perfil adequados para construírem carreiras profissionais de sucesso.