Alunos surpreendem na VII Mostra de Trabalhos do Cotuca

Na tarde da última terça-feira, dia 26 de setembro, o Colégio Técnico de Campinas, Cotuca, realizou a VII Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos. Instituições técnicas de vários estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro participaram do evento. Cerca de 1.400 alunos e professores participaram da Mostra, que contou com aproximadamente 370 trabalhos aprovados para apresentação.

Nesta edição da Mostra foram propostos dois desafios, o Desafio Mahle e o Desafio Biofabris. No final dessa matéria você confere os resultados finais de cada categoria avaliada no evento.

Segundo a coordenadora geral do evento, Vanessa Petrilli Bavaresco, apesar de todos os problemas que a crise econômica brasileira tem acarretado, a participação das instituições técnicas cresce a cada ano, assim como o interesse de alunos e professores em desenvolver novos projetos. Para os organizadores do evento, isso mostra que mesmo diante das dificuldades, a busca por novos conhecimentos ainda é prioridade para as instituições.

A premiação e o encerramento da Mostra contaram com a participação do diretor geral do Cotuca, Alan Cesar Ikuo Yamamoto, que se mostrou muito satisfeito com o impacto positivo do evento.

Participante da Mostra de Trabalhos do Cotuca desde 2015, o Instituto Federal do Paraná, IFPR, trouxe, entre outros trabalhos relacionados, o Projeto IFDroid, orientado pelo Professor Rodrigo Duda. Para ele é muito importante trazer os alunos para participarem e apresentarem seus trabalhos na Mostra, pois isso gera o reconhecimento do esforço e da dedicação que eles tiveram durante o ano todo.

Alunos do Curso Técnico de Informática do IFPR, William Magnabosco, e Vitória Santos, desenvolveram um aplicativo sobre o Círculo Trigonométrico, para auxiliar na aprendizagem, baseado no conceito de mobile learning. Além desse trabalho, outros também foram desenvolvido como produto do Projeto IFDroid. É o caso do trabalho da também aluna Vanessa Pachalki, que desenvolveu um aplicativo sobre o Binômio de Newton, com o objetivo de disseminar o uso de tecnologias móveis no âmbito educacional. A aluna se identificou tanto com essa área, que decidiu cursar Engenharia da Computação, ao invés de Direito.

Também aluna do IFPR, Juliana Dvulathca, de 15 anos, teve a oportunidade de conhecer a Mostra de Trabalhos do Cotuca antes de terminar de desenvolver seu projeto. Para ela, isso representa uma grande vantagem, pois teve a possibilidade de conhecer o ambiente e adquirir conhecimentos que podem auxiliar no desenvolvimento de seu trabalho.

Para os alunos do curso técnico de Informática, Colégio Técnico de Limeira (Cotil/UNICAMP), Matheus Massari, Gabriel Arcain e Pedro Issao, a motivação para o projeto veio de familiares. Os alunos estão desenvolvendo um “Porta Memórias”, que nada mais é que um porta-retratos digital, com uma caixa de remédios acoplada, que tem como objetivo facilitar a vida de pessoas com Alzheimer. A ideia é que a pessoa acompanhe um resumo de sua vida através das imagens e consiga lembrar-se com mais facilidade de seus familiares e amigos. Já a caixa de remédios será programada para abrir-se apenas no horário indicado para medicação. Isso evita que o portador do Alzheimer acabe ingerindo seus remédios antes da hora.

Segundo eles, desenvolver um projeto que pode causar impacto da vida de tantas pessoas é muito gratificante, pois isso facilitaria muito a vida do paciente e de seus cuidadores.

Os alunos do Cotuca também apresentaram seus projetos na Mostra. Thaís Rocha,aluna do curso técnico de informática, desenvolveu uma pesquisa sobre o perfil do aluno leitor do colégio. Através de seu projeto, ela pode perceber que apesar da demanda exigida pelos professores, os alunos do Cotuca encontram tempo para ler seus livros favoritos e se mantém atualizados às obras solicitadas pelos vestibulares. Além disso, Thaís descobriu o interesse pela pesquisa e agora pensa em seguir carreira como pesquisadora.

Outro projeto, “Braille Reader” desenvolvido pelos alunos Pedro Luiz Cason Caldato, Yohann Candido, Jonaphael Aristil, e orientado pelo professor Sergio Luiz Moral Marques, Samuel Antônio de Oliveira ganhou destaque, pois foi premiado na Mostra de Trabalhos, se classificando em 3º lugar, na categoria Ciências Exatas e Tecnológicas, no Bragantec, evento realizado em Bragança Paulista, ficando em 2º lugar, na categoria Engenharias e será apresentado em outro evento, que acontecerá no Rio Grande do Sul.

A expectativa é que a Mostra de Trabalhos do Cotuca, atraia, em 2018, novos projetos e continue revelando novos talentos.

Confira os trabalhos premiados no VII Mostra de Trabalhos do Cotuca:

DESAFIO MAHLE – Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos

1° Lugar

Projeto: Sistema para Conversão de Calor Residual em Energia Elétrica
Autores: Murilo Corrêa Gomes, Guilherme Bezzon
Instituição: Colégio Técnico de Campinas – COTUCA/ UNICAMP

2° Lugar

Projeto: Sistema Termoelétrico de Congeração de Energia
Autores: Sergio Antonio Lopes , Lucas Mariano Konishi , Uesclei Costa Santos , Bruna de Matos Calça
Instituição: FUNDAÇÃO INDAIATUBANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA – FIEC

3° Lugar

Projeto: MOTOR STIRLING: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Autores: Edgard Israel R Caldeira, Gabriel Ferreira Silva, José Lima Junior
Instituição: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS – CEFET-MG – CAMPUS VARGINHA

Desafio BIOFABRIS – Mostra de Trabalho de Cursos Técnicos

1° Lugar

Projeto: “DOLPIN Wacthband Plus” – dispositivo eletrônico para localização de pessoas idosas com alerta de medicação.
Autores: Giselle Aparecida de Arruda Mello Martins, Simone Pierini Facini Rocha , Beatriz  Bachani Rosa, Giulia Giacomello Pompilio , Samuel Diógenes Azevedo de Souza, Emílio de Oliveira Costa, Verena Paccola Menezes
Instituição: Colégio Técnico de Campinas – COTUCA/ UNICAMP

2° Lugar

Projeto: Vac-Brush: Escova com enxaguante acoplada com sucção para higienização bucal de pacientes dependentes
Autores: Valéria Cristina Oliveira Póvoa, Giselle Aparecida de Arruda Mello Martins, Allan Eduardo Ferreira, Allyson Rodrigues Fonseca de Oliveira, Murilo Corrêa Gomes, Samara de Lima Silva, Samuel Diógenes Azevedo de Souza.
Instituição: Colégio Técnico de Campinas – COTUCA/ UNICAMP

Ciências Exatas e Tecnológicas

1° Lugar

Projeto: Elementar: O clube periódico – Adaptação da tabela periódica interativa para tecnologia assistiva.
Autores: Laura Agustina de Almeida Chaile, Rebeca Molieri Barbosa, Marcos Antonino Callegari, Talita de Paula Cypriano de Souza.
Instituição: INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – IFSP – CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA

2° Lugar

Projeto: Trânsito+
Autores: Myhara Gabrielle Nagayassu de Aguiar, Izabella Penna de Oliveira, Rafaela Cruz de Sousa, Anderson Silva Vanin
Instituição: Etec Profª Maria Cristina Medeiros

3° Lugar

Braille Reader
Autores: Pedro Luiz Cason Caldato, Yohann Candido, Jonaphael Aristil, Sergio Luiz Moral Marques, Samuel Antônio de Oliveira.
Instituição: Colégio Técnico de Campinas – COTUCA/ UNICAMP

Ciências Biológicas e Saúde

1° Lugar

Projeto: Detecção de Fraturas Ósseas Através da Luz
Autores: Francielle Rocha de Jesus, Matheus Roberto Faria da Silva, Matheus Sales Oliveira, Geraldo Moreno Florentino Junior, Sebastião Roberto Fratassi
Instituição: Escola Salesiana São José

2° Lugar

Projeto:AUTOMUTILAÇÃO E IDEAÇÃO SUICIDA ENTRE ADOLESCENTES DE ENSINO MÉDIO
Autores: Aline Salheb Alves Pivatti, Tânia Maria Coelho Leite, Larissa Aparecida Tullio, Luana Rampazzo Magalhães, Maria Fernanda Império Pereira, Ludmila Bianchi, Brenda Gabriela Felipeti, Jéssica Fernanda Macedo, Jéssica Lousano Dionísia.
Instituição: Colégio Técnico de Campinas – COTUCA/ UNICAMP

3° Lugar

Projeto: BLOOM: Desenvolvimento de um Aplicativo para Auxiliar no Tratamento Psicológico de Pessoas com Depressão
Autores: Elaini Simoni Angelotti, Angelica Sczepaniak Da Silva, Fernanda Moraes Costa, Nathalia Milani.
Instituição: Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba.

Humanas e Artes

1° Lugar

Projeto: Monopólios midiáticos, hegemonia e política: políticos donos da mídia e o comando da circulação de informações no território brasileiro.
Autores: André Bandeli Jr., Isadora Garcia de Albuquerque Leitão, André Buonani Pasti
Instituição: Colégio Técnico de Campinas – COTUCA/ UNICAMP

2° Lugar

Projeto: Diversidade Sexual: Estudo Comparativo com Jovens Estudantes das Redes Federal e Estadual
Autores: Carlos Eduardo Beda Gomes, Júlia Gomes da Costa, Ricardo Cesar Rocha da Costa.
Instituição: Instituto Federal do Rio de Janeiro

3° Lugar

Projeto: Brinquedos matemáticos: desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e contribuições para o tratamento de transtornos e distúrbios de aprendizagem
Autores: Luiza De Souza Pinto Regina, Michael Ferreira.
Instituição: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS – CEFET – MG