COLÉGIO TÉCNICO DE CAMPINAS PROMOVE O “COTUCA DE PORTAS ABERTAS”

No último sábado, dia 23 de setembro, aconteceu o Cotuca de Portas Abertas. O evento teve como objetivo mostrar os cursos oferecidos no colégio para os alunos que pretendem prestar o Vestibulinho 2018. O evento, que contou com a participação de aproximadamente três mil pessoas, começou às 09h00min, com encerramento às 17h00min.

O Cotuca de Portas Abertas foi organizado pelos departamentos do colégio, através de professores, funcionários e alunos, que participaram propondo atividades, apresentações e palestras sobre os cursos e o processo seletivo; e também trabalhando no evento.

Para o diretor geral do Cotuca, Alan César Ikuo Yamamoto, todo evento realizado no colégio é pensado para melhorar a qualidade do ensino e o atendimento a população. Além disso, eventos como esse buscam atingir um público mais amplo, fazendo com que mais alunos se interessem pelos cursos oferecidos e prestem a prova. Segundo ele, eventos que mostram as particularidades dos cursos fazem com que os alunos que já sabem o que querem prestar reafirmem esse interesse ou acabem mudando seu foco, de acordo com as experiências que tiveram nesse dia.

O adolescente Caio Carnieri, de 14 anos, veio ao evento acompanhado de sua mãe Luciana. Ele se interessou pelo colégio pela possibilidade de fazer o ensino médio e técnico em período integral ao mesmo tempo; e pela qualidade de ensino oferecida pelo Cotuca. Caio vai prestar o Vestibulinho 2018 e pretende cursar mecatrônica ou informática. Para Luciana, ter uma educação de qualidade é de extrema importância, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e é necessário estar bem preparado, por isso ela acredita que o Cotuca seja uma das melhores opções para seu filho.

Ter participado do evento ano passado como visitante e participar esse ano como aluna do Cotuca foi muito importante para Ana Julia Beffa, aluna do 1º ano do curso de enfermagem, de 15 anos. Para ela as experiências são completamente diferentes, mas muito gratificantes. Trabalhando no evento como aluna do Cotuca, ela conseguiu passar informações sobre seu curso e tirar as dúvidas dos alunos visitantes, que ainda não tinham decidido qual curso prestar. Apesar de ainda estar no começo do curso, ela afirmou já estar aprendendo noções básicas de enfermagem, que fazem com que ela tenha cada vez mais certeza de que escolheu o curso certo.

Além de alunos visitantes, ex-alunos do Cotuca também participaram do evento. José Edson Raphael foi aluno do curso de mecânica, atual mecatrônica, em 1986. Para ele, os conhecimentos adquiridos nos anos em que estudou no colégio ajudaram muito em sua formação e foram conhecimentos e experiências que ele levou pra vida toda. Ele veio ao evento acompanhado de seu filho de 14 anos, que coincidentemente pretende fazer o mesmo curso que seu pai fez anos atrás.

Para realizar a inscrição do Vestibulinho 2018, os alunos interessados devem acessar o site do colégio, utilizando seus documentos pessoais e pagar a taxa de inscrição no valor de R$75,00. O período para se inscrever termina no dia 08 de novembro.

Aqueles que não têm acesso à internet poderão utilizar o Posto de Inscrição, instalado no COTUCA, no período de 30/10 a 08/11, das 14h00 às 17h00 e das 18h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira.

A divulgação dos locais da prova começa no dia 28/11, a partir das 12h00, no site http://exame.cotuca.unicamp.br. As provas ocorrerão no dia 03/12/17.

Os resultados começarão a ser divulgados no dia 02/01. O período de pré-matrícula para a primeira chamada no site vai do dia 02/01/18 a 15/01/18. As matrículas obrigatórias e presenciais serão feitas nos dias 17 e 18/01/18, no COTUCA. Depois dessas datas, serão chamados os aprovados na segunda e terceira chamadas.

O Vestibulinho 2018 do COTUCA oferece vagas para três categorias de cursos de técnicos: cursos de concomitância interna, para quem vai cursar o ensino técnico e médio no Cotuca; cursos de concomitância externa, para quem vai cursar o técnico no Cotuca e o segundo ano do ensino médio em 2018 em sua escola de origem; e especializações técnicas de médio, para aqueles que já possuem ensino médio completo e diploma de curso técnico e desejam fazer uma especialização nas áreas especificas.