Cotuca recebe CTA Volante

No último dia 12 de Setembro, o Cotuca recebeu o projeto CTA Volante. O CTA é o Centro de Testagem e Aconselhamento para HIV, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e hepatites virais. É um programa dentro do Cecom, que é o Centro de Saúde da Comunidade, que presta atendimento a comunidade interna da Unicamp, incluindo alunos, funcionários e professores. O CTA Volante, que existe desde 2011, visita uma unidade de estudo por mês levando testes rápidos para a comunidade.

No Cotuca foram realizados os testes rápidos e o encaminhamento para a vacinação contra a hepatite B, apesar da faixa etária em geral já ser vacinada. Também houve a distribuição de preservativos e panfletos informativos.

Para Marianna Vogt, cirurgiã dentista e líder da equipe do CTA/Cecom/Unicamp, é necessário conscientizar os jovens sobre a importância de estarematentos às DSTs, que atualmente são chamadas de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

No momento da entrega dos testes é possível tirar dúvidas e orientar os jovens, pois a maioria está iniciando a vida sexual cada vez mais cedo. É muito importante conscientizar sobre os métodos contraceptivos, como anticoncepcionais e os preservativos, que além de evitar a gravidez também previnem contra as várias doenças. Também é importante informar que o CTA disponibiliza esses testes para aqueles que precisam tirar suas dúvidas. Os testes foram entregues em salas individuais e aqueles que precisarem de tratamento foram encaminhados.

Segundo Marianna, o número de casos de DSTs entre adolescentes e jovens adultos tem aumentado, epidemias da sífilis e do HIV tem ocorrido com bastante frequência. Acredita-se que o que tenha causado esse aumento é a falta de prevenção que começou no final dos anos 90 eque dura até hoje, em relação ao HVI. Nos anos 80 e começo dos 90, a prevenção foi muito grande por conta do aparecimento da AIDS, que fez com que houvesse uma campanha maciça de prevenção a essa doença, incentivando o uso de preservativo. As pessoas ficaram com bastante medo e as campanhas do Ministério da Saúde foram acirradas.

Após as campanhas de prevenção e conscientização, o número de casos diminuiu, as coisas melhoraram e fez-se silêncio sobre a prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis já que o HIV estava controlado. Segundo Marianna, foi esse vácuo entre os anos 2000 e 2010, em conjunto com a falta de verbas, que fez com que a prevenção diminuísse e os casos voltassem a aumentar.

Outro fator que pode ter contribuído para a volta do aumento de casos é a eficiência no tratamento do HIV, que melhorou muito a condição de vida das pacientes. Isso pode ter diminuído o medo das pessoas em relação ao HIV, e o descaso com o preservativo causou também o aumento de casos das demais doenças.

Devido a esse aumento nos casos, as campanhas maciças para o uso do preservativo foram intensificadas pelo Ministério da Saúde, assim como a aumento do acesso aos testes e do tratamento das doenças detectadas.

A Unicamp é a única universidade no país que conta com um CTA dentro dela, oferecendo esse tipo de testes. Para o CTA, segundo Marianna, isso funciona como divulgação, prevenção, testagem e tratamento, que são as quatro diretrizes responsáveis por diminuir as epidemias de doenças sexualmente transmissíveis.