Grupo do Cotuca visitará colégio no Canadá

Entre os dias 5 e 17 de outubro, um grupo de seis estudantes do Cotuca, acompanhado pelo professor Jodir Pereira da Silva, do Departamento de Ciências, viajará para Calgary no Canadá, onde visitará o Southern Alberta Institute of Technology (SAIT). Os alunos que participarão da viagem são Arthur Bassanelli, Érico Rolim, Daniely Sakay, Dorival Alves da Silva, Gabriel Oliveira e Matheus Zanoto.

A oportunidade foi dada pela Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri), que em 1º de março de 2016 deste ano, lançou nove editais de internacionalização, dentre eles um para os Colégios Técnicos. A internacionalização faz parte das metas estratégicas da Unicamp até 2017.

O Canadá foi escolhido como destino devido ao ranking internacional de rendimento de alunos de ensino médio (PIZA). Nele o Canadá aparece na quinta posição. Além disso, a província de Alberta, onde fica localizada Calgary, se isolada do resto do país, estaria ranqueada em segundo lugar no mundo.

O objetivo da viagem é que os alunos participem das disciplinas e acompanhem a rotina de estudos dos alunos canadenses, além de visitar os laboratórios dos cursos de cada um deles. Enquanto isso o professor participará de reuniões com a instituição para discutir a possibilidade de troca de experiências. “Não estamos indo só visitar, estamos indo discutir possibilidade de parceria para o futuro”, conta Jodir. Para ele, “as expectativas são de que os alunos impressionem muito lá, que a escola se interesse em fazer parcerias a longo prazo conosco, e possamos fazer um intercambio de professores, alunos e funcionários”. O professor complementa que a troca deve ser recíproca: “trazer coisas que são aplicadas no SAIT e que podem ser introduzidas aqui, ao mesmo tempo em que levamos novas idéias para lá”.

Os alunos foram escolhidos por rendimento acadêmico e extracurricular – a maioria dos alunos já foi monitor, por exemplo. Para Jodir, “a idéia é premiar bons alunos, e que essa premiação incentive os demais alunos a elevarem o rendimento acadêmico”. Além do rendimento acadêmico, outro requisito foi o conhecimento na língua inglesa. Durante um mês e meio, os alunos tiveram aulas de conversação de inglês com a professora Elisabeth Borges, que se prontificou a ministrar as aulas gratuitamente.

Após a viagem, cada aluno deverá apresentar um relatório sobre a experiência para os respectivos departamentos no Cotuca. Esses relatórios farão parte de um documento final que será encaminhado para apreciação na Unicamp.

Texto: Rafael Dall’Anese