Unimep e Cotuca fazem parceria para Iniciação Científica de nível médio

Pelo segundo ano consecutivo, o Cotuca faz parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) para realizar o programa de Iniciação Científica Júnior para o Ensino Médio – PIBIC-EM do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tencológico). O programa do CNPq é voltado para alunos de Ensino Médio e Profissional de escolas públicas.

Para a parceria com o Unimep, serão selecionados dois alunos do colégio através de entrevista com os interessados pela vaga. Para se inscrever é necessário preencher o formulário de inscrição na Diretoria de Ensino e apresentar alguns documentos, dentre os quais o histórico escolar.

A iniciação científica a ser desenvolvida por alunos do Cotuca, intitulada “Lazer, corpo e cultura: análise de histórias em quadrinhos japonesas (mangás)”, consiste na análise de duas histórias em quadrinhos japonesas (mangá). As histórias a serem selecionadas serão decorrentes de exemplares de mangá publicados no período de janeiro de 2014 a julho de 2016, a intenção é analisar uma história em quadrinhos para meninos (“shonen”, por exemplo, Dragon Ball Z) e uma para meninas (“shoujo”, por exemplo, Sakura Card Captors), as edições selecionadas serão as que apresentarem mais elementos da contemporaneidade relacionados aos aspectos corporais (forma do corpo dos personagens, expressão corporal) e valores sociais (os significados das histórias, os diálogos entre os personagens).

A coordenadora do trabalho será a professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Metodista de Piracicaba, Profa. Dra. Cinthia Lopes da Silva, que já foi a coordenadora do último projeto desenvolvido por alunos do Cotuca, concluído em 2015. Ela diz que o projeto é importante, pois insere o aluno no mundo da pesquisa e da produção de conhecimentos, podendo despertar nos alunos o interesse pela produção científica. Ela ressalta ainda que existe a possibilidade desses projetos se tornarem uma parceria permanente entre a UNIMEP/CNPq e o Cotuca.

A iniciação científica será realizada durante doze meses, com bolsa auxilio mensal no valor de R$100,00, mais a possibilidade de auxílio transporte para o deslocamento dos alunos até a Unimep. É recomendado que os alunos que queiram participar gostem de ler e tenham facilidade com a língua portuguesa.

Texto: Rafael Dall’Anese