Disciplina de Comunicação leva alunos para Instituto Tomie Ohtake e Pinacoteca

No ultimo dia 8 de dezembro a diretora de ensino e professora da disciplina de comunicação e expressão, Teresa Helena Portela, levou alunos dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente ao Instituto Tomie Ohtake e à Pinacoteca, ambos na cidade de São Paulo.

A visita ocorreu como uma forma de complementar o conteúdo trabalhado em aula que engloba todas as formas de comunicação e a interação dos alunos com o ambiente. Para a professora, as visitas aos museus, prédios tombados e exposições são parte importante da disciplina e são realizadas sempre aos finais de semestres, “sempre fazemos as visitas como um fechamento do curso para despertar o interesse do aluno para esse mundo da arte e da cultura”.

Segundo o estudante do ultimo semestre do curso técnico em Meio Ambiente, Diogo Tonini, esse tipo de atividade é importante para o desenvolvimento pessoal, cultural e social dos alunos. Além disso, ele considera que entrar em contato com essas produções culturais influenciam a maneira de pensar, “nós começamos a olhar as coisas e nos olhar de outras formas”.

Cotuca e Pinacoteca, ligados por Ramos de Azevedo

Uma ligação curiosa entre a Pinacoteca e o Cotuca é que o arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, que projetou o prédio do museu, é o mesmo que projetou o antigo prédio onde o colégio se encontrava até 2014. O edifício tombado como patrimônio histórico Campinas agora está em processo de planejamento de restauro.

Texto: Rafael Dall’Anese