6ª edição do DiAlim traz ex-alunos para mesa redonda

No último dia 01/09, alunos e professores do Técnico de Alimentos do Cotuca participaram da sexta edição do DiAlim (ciclo de palestras do curso). O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.

Pela manhã, o ciclo de palestras teve início com os temas “Validação dos Métodos Analíticos”, com Leonardo Amstalden (Engenheiro de Alimentos) e “Atribuições e desafios do técnico de alimentos no mercado de trabalho”, com Átila Corral, também Engenheiro de Alimentos.

A tarde, uma mesa redonda reuniu ex-alunos do curso. A mesa contou com a presença de cinco ex-alunos, dois que seguiram na área e três que escolheram outras. Fábio Villar Florindo e Janayna Pin foram os que continuaram na área. Leornado Dainese Martins cursou Economia, Fernanda Moralez Leme Gomes fez Engenharia Química e Naíma Saleh é jornalista. Apesar de não seguirem na área, eles disseram que muitas experiências adquiridas no Cotuca valem para qualquer caminho que aluno decidir seguir. Leonardo aponta que a responsabilidade que adquiriu no colégio foi fundamental para sua vida profissional. Já Naíma diz ser mais crítica profissionalmente, exigindo informações exatas. Para Fábio, a maneira como tinha que se organizar no Cotuca foi um aprendizado essencial. “Sistematizar coisas, saber se organizar e saber fazer um relatório, são ensinamentos que abrem portas nas diversas áreas”, conclui Fábio.

Para alguns presentes, a mesa foi o ponto alto do evento. É o caso da estudante do primeiro ano Gabriela Souza. Segundo ela, a mesa ajudou, principalmente, a conhecer mais o curso e entender como funcionam as coisas depois que terminar o técnico. Ela diz, ainda, que já decidiu o que fazer quando concluir o curso: “vou continuar, quero fazer Engenharia de Alimentos”.

O encerramento do DiAlim se deu com a palestra sobre Nanotecnologia, com o biomédico Eduardo Caritá, onde ele mostrou aos alunos várias formas de inserir essa modalidade na área de alimentos.

Para Ivana Maria P. Amstalden, chefe do departamento de alimentos, o resultando da atividade foi totalmente positivo. “Felizmente, o 6° DiAlim, saiu exatamente como planejamos, com um retorno bastante satisfatório dos alunos”, completa ela. A ideia do DiAlim surgiu em 2005, a partir dos professores Jane Rizzo Palermo e Pedro E. D. Augusto, que já não são mais docentes do colégio. O evento acontece a cada 2 anos, sempre com um ciclo de palestras na área de alimentos. A organização foi feita pelos professores do departamento, além de contar com a ajuda da Mônica Cristina Rosa, secretária dos departamentos, e dos alunos Naiara Lima, Katarine Terasaka, Giulia de Oliveira, Luiza Falcade e Deo Ohashi.

2015_DiAlim5

2015_DiAlim4