Alunos e professores do Cotuca lançam jornal digital

Com a orientação e coordenação de dois professores do Departamento de Humanidades, mais 15 alunos dos segundos anos de Informática, Eletroeletrônica, Mecatrônica e Enfermagem, o Conexão Cotuca é o novo jornal digital produzido pelos alunos do Cotuca, com contribuição de toda a comunidade escolar. A ideia partiu da professora do colégio e coordenadora do jornal, Cristiane Megid: “interpretar e vivenciar a produção da linguagem jornalística é um dos focos do meu trabalho com os alunos e daí veio meu interesse em trabalhar com esse gênero mais intensamente”, afirma Cristiane. A ideia tomou um rumo mais consistente quando foi proposto ao professor André Pasti (também coordenador do jornal) torná-la um subprojeto do Observatório da Mídia, que ele já desenvolve há anos.

Logo do jornal digital Conexão Cotuca.

O processo começou em abril, quando a professora convidou os alunos dos segundos anos para participarem. Em maio, iniciaram as reuniões para o lançamento e a primeira edição veio em agosto. Segundo Cristiane, esses meses de reuniões, realizadas sempre no horário do almoço, foram necessários para elaborar todas as características do jornal, pensar em nome, layout, design, pautas, estratégias de divulgação etc.

No conteúdo pautado está aquilo que é de interesse da comunidade do Cotuca, como divulgações de atividades realizadas pela escola, produções artísticas e científicas de alunos, professores e funcionários, entre outros assuntos. A professora fala que o Conexão se propõe a falar de assuntos que sejam de interesse da comunidade do Cotuca. “Nesse sentido, pretendemos noticiar acontecimentos da escola, publicar reportagens sobre assuntos de interesse da comunidade e colocar em circulação e discussão pontos de vista sobre assuntos importantes para nosso público”.

As notícias e artigos da primeira edição foram produzidos e publicados pelos alunos do colégio, que se reúnem com os professores coordenadores semanalmente para reuniões de pauta, geralmente em alguma sala da escola que esteja vazia, durante o horário de almoço. A princípio, não existe a intenção de criar uma versão impressa para o jornal, pois, segundo a editora e aluna Laura Lochetti Sanches Baptista, estamos em uma era mais digital: “o jornal online seria mais aceito pelo nosso principal público-alvo (jovens estudantes), além de oferecer ferramentas – vídeos, hipertextos e áudios – que o jornal impresso não é capaz de oferecer”.

Depois que o projeto foi submetido e aprovado pelo Departamento de Humanidades, Cristiane e André apresentaram à direção do colégio, que também o aprovou. Os alunos têm recebido com muito entusiasmo a proposta, de acordo com Cristiane. Depois do lançamento da primeira edição, ela fala que já tiveram o pedido de novos alunos para participar do conselho editorial do Conexão Cotuca, além de várias cartas do leitor que foram enviadas com comentários de alunos e ex-alunos do colégio, pais e professores.

Se você quiser saber mais informações e até comentar ou sugerir alguma pauta para o jornal, acesse o site conexaocotuca.com.br. Leia, também, o editorial da primeira edição.

Texto: Ana Laura Dellapina.

Imagens do site do jornal