Alunos do Técnico em Alimentos visitam o grupo Centroflora em Botucatu

No dia 10 de agosto, alunos do 3º ano do Técnico em Alimentos do Cotuca puderam fazer uma visita técnica ao Grupo Centroflora, em Botucatu. A partir do contato (feito em maio) com a responsável por esse tipo de visita na empresa, a professora Fabiane de Moraes, do Departamento de Alimentos, organizou a atividade com os alunos.

Segundo a professora, as visitas técnicas são de extrema importância, já que, através delas, o aluno pode conhecer o ambiente profissional em suas diferentes formas. Além disso, os alunos têm contato com profissionais da área, podendo visualizar exemplos práticos da atuação do técnico no mercado de trabalho e compreender os pontos positivos e os desafios da atuação profissional em cada área da empresa.

centroflora

No grupo Centroflora, os alunos puderam ver equipamentos que haviam estudado teoricamente em aula em funcionamento, entendendo melhor o processamento desde a matéria-prima ao produto acabado. Alguns exemplos que podem ser citados são: conceitos básicos do plantio, cultivo, colheita e pós-colheita de vegetais abordados na disciplina Tecnologia de Matérias-primas, desenho e princípio de equipamentos de concentração e secagem abordados nas disciplinas Máquinas e Operações Unitárias, boas práticas de fabricação e padronização de processos abordados nas disciplinas Higiene e Sistemas da Qualidade e fluxo de processos produtivos abordados na disciplina de Industrialização.

Segundo a professora Fabiane, a parte da visita que mais chamou a atenção dos alunos foi a horta e coleção de plantas aromáticas e medicinais, localizada em uma área de mata nativa dentro da empresa. “Eles viram muitas hortaliças, ervas e plantas medicinais com as quais só tinham contato anterior pelos rótulos de alimentos, cosméticos e medicamentos; outras até desconhecidas.”

Para a professora, o objetivo da visita foi atingido, principalmente porque fugiu dos padrões que ela tem encontrado, já que tiveram a possibilidade de ver de perto os equipamentos em funcionamento. Fabiane se impressiona com a atenção que receberam: “fomos gentilmente recebidos por dois profissionais da empresa, que dedicaram a tarde toda à visita e não mediram esforços para explicar todos os detalhes. É gratificante perceber o interesse e o aprendizado dos alunos em uma situação real da indústria”.

Texto: Ana Laura Dellapina