Ex-aluno do Técnico em Eletroeletrônica
Meu nome é Kauan, tenho 21 anos e atualmente moro em Lyon, na França. Desde a sétima série do ensino médio já mostrava interesse em fazer um colégio técnico, então, com apoio dos meus pais, resolvi prestar o vestibulinho em 2009 e consegui ingressar em eletroeletrônica no Cotuca. O colégio me fez crescer muito, tanto em âmbito pessoal, com a convivência com pessoas de diferentes realidades culturais e sociais, quanto profissional, me abrindo portas para o futuro e me ajudando a decidir com sabedoria qual era a carreira que eu queria seguir dali pra frente. Hoje participo de um programa de duplo diploma: curso engenharía química na UNICAMP desde 2013 e no momento estou fazendo engenharia generalista na École Centrale Lyon, na França.
Durante meus 3 anos de Cotuca posso falar que vivi o colégio intensamente, em todos os sentidos. Chegava de manhã para aula e só voltava final da tarde para casa. No meu terceiro ano isso se intensificou mais ainda; além das aulas diárias durante a semana, também tinha aula de sábado de manhã e ainda ficava durante alguns dias na parte da noite, uma vez que eu havia me tornado monitor de química do colégio. São estas pequenas oportunidades que o colégio te proporciona que te fazem aprender o significado de responsabilidade, solidariedade e prazer de fazer o que você gosta. Assim, eu passava mais tempo na escola do que mesmo dentro de casa. Eu projetava uma imagem de “família” naquele prédio amarelo (na época localizado na rua Culto à Ciência).
Após o término dos estudos dentro de sala, era hora de estagiar. Consegui um estágio na empresa Robert Bosch, onde fiquei por volta de um ano. Sem o colégio eu nunca teria esta oportunidade de trabalhar em uma empresa multinacional como a Bosch, onde pude vivenciar a dinâmica de chão de fábrica, bem como a administração e qualidade de um setor muito importante como a logística. Depois deste um ano de estágio, tive que largar a empresa (mesmo meu contrato sendo de dois anos) pra viver outro sonho: a universidade.
Assim, comecei meu curso de engenharia química na UNICAMP. Outra coisa que o Cotuca me ensinou também foi sempre sonhar alto, uma vez que temos potencial. Logo meu próximo objetivo era um intercâmbio. Sempre tive a vontade de morar fora. Logo, com muito esforço durante os dois primeiros anos de faculdade, mais o currículo diferenciado que eu tinha, consegui ser aprovado para o programa de duplo diploma na França, onde passarei 2 anos da minha graduação. Aqui sou financiado com uma bolsa francesa de excelência, que analisa vários aspectos antes de sua concessão. Um grande diferencial é a experiência profissional, e aí novamente, o meu estágio por intermédio do Cotuca me ajudou muito a conseguir a bolsa. Eu nunca imaginiaria, mas o Cotuca, até hoje, possui uma grande influência na minha vida, sempre me ajudando e abrindo portas para meu futuro.
Hoje o que levo do colégio é a saudade. Saudade das pessoas incríveis que conheci, dos momentos de crescimento e aprendizado. Saudade dos professores que foram tão importantes para minha formação, acima de tudo, pessoal. Criei princípios naquele período que levarei comigo pra sempre. Tenho orgulho de bater no peito e falar que eu fiz Cotuca! E pra quem está começando agora, bem, aproveite, pois serão uns dos melhores anos de suas vidas!