Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Nos dias 17 e 18 de novembro de 2025 o UNICAMP AFRO chegou ao Cotuca. A iniciativa é um programa de educação antirracista que busca integrar diferentes atores da universidade e da comunidade de Campinas e região, promovendo equidade, inclusão e valorização das identidades negras. Por meio de uma programação diversa, o programa estimula o diálogo e a reflexão sobre as relações raciais, enfrentando o racismo e a discriminação em suas múltiplas dimensões.

O UNICAMP AFRO coloriu os os corredores do Cotuca com a exposição Dear Black Women, realizada pelos alunos de todos os 2° anos, destacando algumas das mulheres negras que fazem as artes, a cultura, o esporte, a ciência e o conhecimento se moverem em todo mundo.

O UNICAMP AFRO também encheu o Salão Nobre para ver a palestra da Professora Dra. Débora de Souza Santos, coordenadora da CADER, a Comissão Assessora de Diversidade Étnico-racial da Unicamp, vinculada à DeDh, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos, apresentando sua metodologia de reconhecimento, rompimento, resistência e reparação do racismo.

A assistente social Me. Aparecida Campos e a psicóloga Laura Hyppolito, do Serviço de Acolhimento e Encaminhamento Institucional de denúncias de racismo, o SAER, estiveram presentes, compartilhando saberes e informações fundamentais para a sensibilização e reflexão antirracista.

A doutoranda em Enfermagem Me. Renata Soares Luz também apresentou parte de sua pesquisa sobre iniquidades na saúde relacionadas ao acolhimento e atendimento de mulheres negras, apontando caminhos para a resistência e a reparação de práticas na área.

O evento UNICAMP AFRO no Cotuca foi organizado pela Comissão Permanente Antirracista, sob a presidência da Profa. Dra. Carolina Bellocchio, representante do Cotuca na Cader, que agradeceu a todos os servidores, discentes e diretores, que colaboraram para a realização de tal formação.

O UNICAMP AFRO conta com o apoio e a colaboração de diversos órgãos, coletivos e projetos institucionais, entre eles a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), a Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER), o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), a Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), o Nucleo de Consciência Negra (NCN) e Aquilomba Fórum da Unicamp, que articula coletivos negros estudantis voltados à promoção da diversidade e da justiça racial na universidade. No Cotuca, a Associação de Pais e Mestres (APM) também foi um grande apoiador.

A programação do evento é diversificada e com atividades realizadas na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, em espaços de Campinas e de Limeira. Tem como convidadas e convidados membros da comunidade acadêmica, intra e interinstitucional, da comunidade Campineira e dos movimentos sociais organizados.

Para acompanhar as atualizações sobre a iniciativa, acompanhe o instagram @unicamp.afro

Texto e imagem:  Profa. Dra. Carolina Molinar Bellocchio

Ir para o topo