O curso técnico de enfermagem do COTUCA promoveu uma experiência inédita e enriquecedora para seus discentes do primeiro ano do curso de enfermagem no último dia 3 de setembro.
Na disciplina de Aspectos Éticos em enfermagem, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), foi realizado um Júri Simulado envolvendo um caso fictício que culminou com um processo ético-administrativo relacionado com a assistência de enfermagem, no qual os acadêmicos assumiram os papéis de protagonistas. Esta atividade integra o projeto pedagógico do Coren-SP, cujo objetivo é aproximar acadêmicos e profissionais da realidade dos processos éticos na enfermagem, reforçando a necessidade de uma atuação responsável, ética e consciente.
Durante a apresentação, os participantes são convidados a compor o cenário da simulação. Assim, alguns alunos assumem diferentes papéis frente ao caso fictício — como acusação, defesa, testemunhas e conselheiros — contribuindo para o entendimento prático sobre o tema (infração ética, penalidades, agravantes, etc), sedimentando assim o conhecimento adquirido na disciplina de Aspectos Éticos em Enfermagem.
A atividade reproduziu o ambiente de um julgamento ético, permitindo que os participantes compreendessem na prática como funciona os procedimentos previstos no Código de Ética da Enfermagem e os encaminhamentos relacionados a infrações do exercício profissional e suas penalidades.
O júri simulado é uma estratégia metodológica de ensino do conteúdo de ética que propicia aos alunos de forma dinâmica e criativa, a oportunidade de desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, além de favorecer a conscientização dos alunos a respeito da importância de conhecer o Código de Ética da profissão e de desenvolver as atividades de cuidado pautados nos princípios bioéticos com foco no cuidado seguro.