Cotuca amplia a oferta de iniciação científica aos seus alunos

O Cotuca vem ampliando as oportunidades de Iniciação Científica a seus alunos. Além de incentivar projetos nas mais diferentes áreas do conhecimento e de realizar a Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos desde 2010, agora o colégio participa do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, como proponente de projetos.


Mostra de Trabalhos dos Cursos Técnicos de 2015, no Cotuca.

O PIBIC-EM oferece bolsas de iniciação científica a alunos de Ensino Médio, buscando despertar jovens talentos para as áreas de pesquisa científica, envolver os estudantes com os desafios atuais da ciência e com a metodologia do trabalho científico, oferecer a esses estudantes a oportunidade de desenvolver senso crítico, compreender a dinâmica da construção e transmissão do conhecimento e possibilitar um contato dos alunos de ensino médio com a vida acadêmica e os profissionais que permeiam o ambiente universitário.

Há anos, alunos do Cotuca participam desse programa conjuntamente com outros estudantes de nível médio da rede pública, em projetos de pesquisa dos diferentes Institutos e Faculdades da Universidade. Agora, além dessa possibilidade, a Unicamp oferece uma cota de bolsas do programa para projetos desenvolvidos no colégio.

Cotuca propondo e orientando projetos

Diversos professores dos diferentes cursos técnicos e do Ensino Médio desenvolvem, há tempos, atividades de formação científica com seus alunos, chegando a publicar resultados de pesquisas em periódicos de pesquisa internacionais. A partir de 2014, ampliou-se a oferta das oportunidades de iniciação científica no Colégio, com a aprovação um projeto do programa PIBIC-EM a ser orientado por um professor do Cotuca. O projeto, intitulado “Comunicação e Geografia: mapeando os círculos dominantes de informações no território brasileiro”, foi orientado pelo professor André Pasti, do Departamento de Humanidades e teve a participação de dois alunos de Mecatrônica, Alexandre Cucatti dos Santos e João Victor Matoso.

No ano seguinte, foram dois projetos aprovados: a continuidade do projeto sobre Comunicação e Geografia e o projeto “A produção jornalística por alunos do Ensino Técnico: uma experiência no Colégio Técnico de Campinas”, orientado pela professora Cristiane Megid, do Departamento de Humanidades. Até então, não havia um vínculo direto entre os projetos dos docentes do Cotuca e a participação de seus alunos nesses projetos.

“A partir da experiência conjunta com a orientação de projetos no programa, eu e a professora Cristiane Megid procuramos a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp para propor a ampliação das bolsas voltadas aos projetos do Cotuca – que fossem desenvolvidos por alunos do colégio e orientados por seus professores”, conta o Prof. Pasti. Segundo ele, na oportunidade, “a Pró-Reitoria não só acolheu o pedido, como também ampliou os espaços de exposição de trabalhos dos colégios técnicos da Unicamp no Congresso de Iniciação Científica da Universidade”.

Assim, para o biênio 2016-2017, foi lançada uma cota das bolsas do Programa PIBIC-EM para os projetos desenvolvidos no próprio colégio. Entraram, nesse período, sete projetos: “Aplicação Didática de Dispositivos Embarcados no Ensino Técnico de Mecatrônica voltados à Automação e Controle de Processos” e “Aplicação Didática de Dispositivos Embarcados no Ensino Técnico de Mecatrônica voltados à Instrumentação e ensaios mecânicos”, orientados respectivamente por Guilherme Bezzon e José Ricardo Lagoa (Departamento de Mecânica); “Produção de Bebida Fermentada por Kefir utilizando diferentes fontes lácteas e suco de fruta”, orientado por Rafael Maldonado (Alimentos); “Monitoramento Ambiental através de Drones e Sensores para Obtenção de Informações Ambientais e sua modelagem”, orientado por Jodir Pereira da Silva (Ciências); “O Leitor Cotuca, Quem É Ele?”, proposto por Vanessa Regina Ferreira (Humanidades); “Produção Jornalística no Ensino Médio”, orientado por Cristiane Megid (Humanidades); e “Comunicação e Geografia: dinâmicas descendentes e ascendentes da informação no território brasileiro”, orientado pelo Prof. André Pasti (Humanidades).

Um desses projetos, orientado pelo Prof. Rafael Maldonado, teve um resumo com seus resultados parciais aprovado para ser apresentado em um evento internacional de Química dos Alimentos, chamado “EuroFood Chem XIX Conference”, a ser realizado entre os dias 4 e 6 de outubro em Budaspeste, Hungria. O evento é organizado pela Food Chemistry Division of European Association for Chemical and Molecular Sciences (EuCheMS) com colaboração da Hungarian Chemical Societay e da Faculty of Food Science, da Szent István University de Budapeste. O trabalho, intitulado “Production of milk beverage of cattle milk and soy milk fermented by kefri” é de autoria de Rafael R.Maldonado, Beatriz N. P. Aoki, Mariana H. L. Costa, Luiza C. Cerri, Murilo M.C. Damario, Giovanna F. Farias, Heloísa S. Povreslo, Elizama Aguiar-Oliveira, Eliana S. Kamimura.

Fórum na Unicamp discute formação científica em nível médio

Nesta terça-feira (28/3), para avançar ainda mais nessa área, a Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) realiza o Fórum Formação científica em nível médio, organizado pelo Cotuca. O evento faz parte dos Fóruns Permanentes da Unicamp, projeto da CGU. O evento se propõe a criar um momento de troca e reflexão para avançar nas práticas de pesquisa científica no ensino médio e possibilitar o contato com experiências desenvolvidas em outras instituições. Além disso, em um contexto de reforma do Ensino Médio, pretende compreender os principais desafios colocados a partir das mudanças em curso. Mais informações:

Saiba mais sobre os projetos do PIBIC-EM orientados por docentes do Cotuca e os alunos participantes:

Projetos 2014-2015

Projeto Professor orientador Alunos participantes
COMUNICAÇÃO E GEOGRAFIA: MAPEANDO OS CÍRCULOS DOMINANTES DE INFORMAÇÕES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO André Pasti João Victor Matoso, Alexandre Cucatti dos Santos

Projetos 2015-2016

COMUNICAÇÃO E GEOGRAFIA: MAPEANDO OS CÍRCULOS DOMINANTES DE INFORMAÇÕES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO André Pasti Beatriz Lorena, Theo Soares
A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA POR ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO TÉCNICO DE CAMPINAS Cristiane Megid Laura Olivato Pereira, Luiza do Nascimento Bassan, Felipe Leonel

Projetos 2016-2017

COMUNICAÇÃO E GEOGRAFIA: DINÂMICAS DESCENDENTES E ASCENDENTES DA INFORMAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO André Pasti André Luiz Bandeli Jr., Antonio Douglas Campos da Silva, Maria Luiza Assis Cunha, Rafael Ramiro Leite
PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NO ENSINO MÉDIO Cristiane Megid Franciele De Oliveira Souza, Luis Miguel Lima Do Amaral, Marina Barbosa Americo, Fernanda Sanches Ferreira da Silva, Giulia de Oliveira
APLICAÇÃO DIDÁTICA DE DISPOSITIVOS EMBARCADOS NO ENSINO TÉCNICO DE MECATRÔNICA VOLTADOS À AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS Guilherme Bezzon Cristian Silva Da Rocha, Ian Loron de Almeida, Leticia Levin Diniz.
MONITORAMENTO AMBIENTAL ATRAVÉS DE DRONES E SENSORES PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS E SUA MODELAGEM Jodir Pereira da Silva Aline Almeida Ghizzi, Gabriela Nery Batista, João Pedro De Oliveira Silva, Thiago Henrique Da Silveira, Airton Cardoso Lana
APLICAÇÃO DIDÁTICA DE DISPOSITIVOS EMBARCADOS NO ENSINO TÉCNICO DE MECATRÔNICA VOLTADOS À INSTRUMENTAÇÃO E ENSAIOS MECÂNICOS Jose Ricardo Fernandes Lagoa Ezio Luiz Ciniello, Felipe Wyatt Varga, Gustavo Wyatt Varga
PRODUÇÃO DE BEBIDA FERMENTADA POR KEFIR UTILIZANDO DIFERENTES FONTES LÁCTEAS E SUCO DE FRUTA Rafael Resende Maldonado Beatriz Naomi Panzarin Aoki, Giovanna Freitas Farias, Heloisa Soares Povreslo, Luiza Quinalia Cerri, Mariana Heloisa Lourenco Da Costa, Murilo Gomes Da Costa Damario
O LEITOR COTUCA, QUEM É ELE? Vanessa Regina Ferreira da Silva Gabriel Ambrosio Vargas, Nicolas Pereira Tavares, Thais De Oliveira Rocha