O GGBS Unicamp (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), responsável pelos benefícios concedidos aos servidores da Unicamp, ofereceu nos dias 17/09 e 01/10 a Oficina de Pintura Abstrata, com a técnica de espatulado, aos funcionários e alunos do Cotuca. Foram oferecidas 20 vagas para aulas que aconteceram durante o horário de almoço (das 12h às 14h). O grupo pode usar a criatividade para desenhar o que tivesse vontade, já que o tema era livre. Cada participante levou seu painel nas medidas 60x 80 cm ou 70 x 90 cm e o restante do material foi fornecido pelo GGBS. As aulas de pintura abstrata foram ministradas na tenda do Cotuca e reuniu 15 pessoas: 13 funcionárias e 2 alunas.
No primeiro dia, o grupo pintou o fundo da tela e no segundo fez o desenho com a espátula. Ambas as pinturas foram feitas com tinta acrílica. A oficina foi oferecida pela artista plástica, Marcia Cristina Quaiatti Antonelli, funcionária do GGBS-Unicamp. Segundo ela, o principal objetivo dessa oficina é exercitar a criatividade, porque assim a pessoa consegue resolver os problemas diários, buscando novas alternativas de ação e de relações interpessoais como na vida pessoal, familiar e social. Além disso, Marcia comenta que essa técnica é de fácil aprendizagem e não é necessário ter um conhecimento básico sobre a arte para conseguir desenvolvê-la. “Eu ensinei a técnica de como usar a espátula, mas a criatividade é de cada um e isso é de acordo com o que a pessoa está sentindo no dia e com suas preferências.”
Quem participou da atividade gostou da iniciativa do colégio em oferecer a Oficina. “Uma ótima oportunidade para gente aprender uma técnica, se distrair, no próprio ambiente de trabalho e quem sabe até se apegar, e resolver fazer essa arte como um passatempo”, afirma Nilvane Regina Martins, da Seção de Serviços Gerais. Ela completa que deveriam ter mais projetos como esse, principalmente no ambiente de trabalho, pois contribui pra união das pessoas em um ambiente agradável e faz com que haja uma interação mais descontraída. É o que acha também Mônica Cristina Rosa, Secretária Geral e de Departamentos: “o dia a dia do trabalho é uma rotina que a gente segue e nem nota. Com esse tipo de atividade a gente se aproxima das colegas e se insere em uma atividade que, pra mim, é novidade.” As alunas que participaram concordam que esse projeto é muito legal principalmente porque incentiva à arte, que muitas vezes deixa de ser incentivada dentro da sala de aluna, segundo as estudantes.
Texto: Ana Laura Dellapina