SeEMTeC

Site: seemtec.cotuca.unicamp.br

A Semana do Ensino Médio e Técnico (SeEMTeC) nasceu em 2008 da demanda por permitir aos alunos de cursos técnicos o contato com profissionais, conhecimentos e inovações nas diversas vertentes dos setores tecnológico e educacional. É um evento multidisciplinar organizado pelo Cotuca.

A SeEMTeC tem por objetivo promover a discussão e o estudo dos mais variados temas dentro das áreas de Ensino Técnico e Profissionalizante e Gestão de Carreira. O evento se propõe a abranger conhecimentos técnicos, científicos, educacionais e de mercado, envolvendo alunos, professores e profissionais de Escolas/Colégios Técnicos, Universidades, Centros de Pesquisa e empresas por meio de palestras, minicursos e mesas redondas.

Edição atual

A quarta edição da SeEMTeC acontecerá das 9h00 às 21h30 nos dias 02 e 03 de maio de 2016 no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) que oferece uma infraestrutura composta de três auditórios com capacidade total de 800 lugares.

História

Em sua primeira edição, a SeEMTeC’08 conseguiu reunir em uma única semana 900 alunos/dia do Cotuca em um evento multidisciplinar, permitindo o estreitamento das relações de nossos alunos e professores com profissionais de empresas, docentes e pesquisadores internos e externos à UNICAMP. Ofereceu 56 palestras nas áreas de Alimentos, Ciências, Humanidades, Eletroeletrônica, Enfermagem, Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Plásticos, Segurança do Trabalho e Telecomunicações, bem como Educação Técnica e Gestão de Carreira bem como 1 mesa redonda de discussão do ensino profissionalizante, 3 minicursos nas áreas de mecânica, informática e saúde pública e um simpósio na área de equipamentos médicos hospitalares.

Após o sucesso da SeEMTeC’08, o evento foi oficialmente incorporado ao calendário do COTUCA, definindo-se como evento bianual e multidisciplinar.

A segunda edição foi realizada em 2010, onde a SeEMTeC’10 conseguiu se expandir. Mantendo sua característica original quanto ao oferecimento de palestras, minicursos e mesas-redondas (programação da SeEMTeC’10 é apresentada no Anexo 2), em 2010 o evento abriu espaço para a I Mostra de Trabalhos de Alunos dos Cursos Técnicos de Campinas e Região que conseguiu reunir 86 trabalhos técnico-científicos apresentados pelos alunos do COTUCA, como também de outras 11 esco. Além disso, se propõelas técnicas da Região.

Diante do sucesso da I Mostra de Trabalhos de Alunos dos Cursos Técnicos de Campinas e Região este evento foi incorporado à SeEMTeC e, em 2012, passou a se chamar Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, passando a receber trabalhos também de escolas técnicas que estão localizadas fora da Região Metropolitana de Campinas. Em sua terceira edição, a SeEMTeC’12 se propôs a expandir a inserção de escolas técnicas e a expandir a apresentação de trabalhos técnico-científicos realizados pelos alunos participantes, envolvendo a comunidade ao tornar tais apresentações abertas à população.