Plásticos

Depoimentos de ex-alunos

 

O Profissional

O Técnico em Plásticos atua nas atividades de fabricação, industrialização, manipulação, desenvolvimento e pesquisa de plásticos e materiais correlatos e artefatos derivados. Opera equipamentos de processamento bem como identifica e soluciona problemas de processamento em peças plásticas; analisa as propriedades mecânicas, térmicas e químicas dos materiais plásticos; especifica características de projeto de moldes; seleciona e especifica matérias primas; lê desenhos de moldes e equipamentos de processamento de plásticos; elabora planilhas de manutenção de máquinas e equipamentos considerando a relação custo-benefício; aplica, em desenho de produto, de ferramentas, de máquinas e equipamentos, as técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos; organiza e controla a estocagem e a movimentação de matérias primas, reagentes e produtos; planeja e executa a inspeção e a manutenção autônoma e preventiva rotineira em equipamentos, linhas produtivas, instrumentos e acessórios.

O Curso

O curso se insere no contexto atual, onde o mercado apresenta cada dia mais a necessidade de profissionais com a formação específica na área e com um bom nível de especialização. O profissional recebe a formação na área de materiais plásticos bem como o treinamento na utilização dos principais equipamentos utilizados no processo de transformação dos materiais plásticos. A habilitação Técnico em Plásticos está concentrada na Área Profissional Química, no que se refere às atividades relacionadas à fabricação de plásticos, PVC e borrachas, e na interface com a Área Profissional Indústria nas atividades relativas à instalação, produção e manutenção de equipamentos para fabricação de artefatos de plástico. O curso integra conhecimentos nas áreas de Desenho Técnico, Química Aplicada, Matérias Primas, Ciência dos Materiais e dos Polímeros, Processos de Fabricação, Metodologia de Pesquisa, Matemática Aplicada, Meio Ambiente e Reciclagem, Inglês Instrumental, Planejamento e Gestão, Projeto do Produto, Técnicas de Laboratório, Projetos de Moldes, Mecânica Aplicada, Administração da Produção e Logística.

O Mercado de Trabalho

O mercado de artefatos em materiais plásticos tem crescido rapidamente nos últimos anos, seja para o desenvolvimento de novos produtos ou para a substituição de matérias-primas tradicionais. O Técnico em Plásticos atua nas áreas que envolvam a produção, caracterização e processamento de artefatos em plásticos ou borrachas. Dentre o amplo mercado podemos citar as indústrias de autopeças, brinquedos e lazer, utensílios domésticos, equipamentos eletro-eletrônicos, artefatos para construção civil, laboratórios de desenvolvimento e caracterização de materiais, entre outros.

Modalidades

Modalidade: B – Concomitância Externa
Código: 31
Turno: matutino
Vagas: 40
Duração: 2 anos mais estágio
Estágio: 320 horas
Ensino Médio: Concluído ou estar matriculado em outra escola, a partir da 2a série, no ano de ingresso no COTUCA

Modalidade: B – Concomitância Externa
Código: 44
Turno: noturno
Vagas: 40
Duração: 2 anos mais estágio
Estágio: 320 horas
Ensino Médio: Concluído ou estar matriculado em outra escola, a partir da 2a série, no ano de ingresso no COTUCA

Catálogo de Disciplinas

Catálogo – curso de Plásticos