Depoimento – Victor Lassance

Ex-aluno do Técnico em Informática

Aos estudantes que ainda não têm certeza se vale a pena se inscrever e se preparar para o vestibulinho e aos estudantes que não sabem se vale o esforço de se dedicar e aproveitar tudo o que o COTUCA tem a oferecer, gostaria de registrar a minha visão como ex-aluno.

Com 22 anos, quase 5 anos após a conclusão do Curso Técnico de Informática no COTUCA, tenho hoje uma visão muito mais clara e concreta da importância de um colégio de qualidade e de renome na minha vida estudantil e no começo da minha vida profissional. Acredito que a melhor maneira de mostrar o impacto de ter estudado num colégio que pertence a uma das grandes universidades do Brasil, a UNICAMP, é detalhar um pouco meu percurso desde o fim do curso até hoje.

Logo que terminei o Curso Técnico no final de 2008, fiz estágio na Ícaro Technologies, empresa de tecnologia com sede em Campinas, por um período de 3 meses. O plano era estagiar o ano inteiro, mas o ensino oferecido no COTUCA, somado ao meu interesse pelas Ciências Exatas (sendo Monitor de Matemática do colégio no 3º ano), levou-me a ser aprovado, logo na primeira vez em que prestei, nos Vestibulares da USP e da UNICAMP para Engenharia da Computação. Optei por estudar na USP.

Vale ressaltar que a escolha do curso superior, desafio de muitos jovens, foi facilitada, no meu caso, pois eu já sabia do que gostava, visto que eu estava concluindo o Curso Técnico em Informática no qual estudei cerca de 10 linguagens de programação, além de ter tido aulas sobre Sistemas de Informação e uma série de outros conceitos que jovens, em uma escola regular, não aprendem. O Curso Técnico em Informática certamente foi muito importante e útil também para os meus amigos de turma que resolveram cursar outras Engenharias, Medicina ou até Direito, já que, com essa experiência, eles desenvolveram habilidades que serão úteis em suas vidas pessoais e profissionais.

O ingresso na Universidade me motivou ainda mais a estudar o que me interessava, e, assim, continuei a participar das Olimpíadas de Matemática e Programação na Faculdade. O conhecimento obtido no Curso Técnico e a experiência de ter participado de Olimpíadas enquanto era aluno do COTUCA me levaram a participar da Final Mundial de Programação de Nível Universitário (ACM-ICPC em inglês) de 2009, em Estocolmo, na Suécia. A partir daí, portas começaram a se abrir para mim e, com isso, pude fazer Iniciação Científica na área de Inteligência Artificial, em 2009, e fui estudar na França, de 2010 a 2012, através de um intercâmbio que permitiu duplo diploma.

Posso dizer que essas oportunidades foram aparecendo à medida que fui me esforçando e mostrando interesse pelos estudos. Sei que eu soube buscar e, principalmente, aproveitar essas oportunidades devido à maturidade que desenvolvi no COTUCA. Considero que esse é um grande diferencial entre esse colégio e os outros. A liberdade que é dada aos alunos tem que ser aproveitada para desenvolver um senso de autonomia e responsabilidade antes de chegar à Faculdade, algo muito valorizado pelo mercado de trabalho.

Atualmente estou realizando um estágio de 6 meses na sede do Facebook como Engenheiro de Software, na Califórnia, EUA. E tenho orgulho em afirmar que os conhecimentos técnicos adquiridos no COTUCA ainda são muito úteis para mim.

Então, fica a dica: busque ser o melhor no que você gosta e aproveite as oportunidades quando elas surgem.

Victor Lassance
Aluno de Informática do COTUCA de 2005 a 2008
Outubro/2012