Google convida alunas do COTUCA para evento

Nos dias 12 e 13 de julho de 2017, a convite do Google, as alunas Julia Emi Ivano (curso Técnico em Mecatrônica) e Maria Paula Pereira Nunes (curso Técnico em Eletroeletrônica) participaram do I Encontro Nacional Mind the Gap no Brasil, realizado pela empresa, em Belo Horizonte. O critério utilizado para a seleção foi o excelente desempenho das alunas na área de exatas.
O Projeto é uma iniciativa global do Google e foi criado em 2008 por ENGENHEIRAS de Israel que acreditam na importância de maior presença feminina no setor de tecnologia. O intuito do projeto é promover a carreira profissional na área de Ciências da Computação para alunas do Ensino Médio.

Com a participação de cerca de 100 alunas do 2º ano do Ensino Médio de todo o país, o encontro contou com palestras, discussões sobre carreiras de tecnologia e atividades práticas de programação. No escritório do Google, as alunas conheceram mais profundamente a empresa, participaram de atividades de introdução à programação e interagiram com funcionários do Google, que falaram sobre seu cotidiano na empresa e responderam perguntas das estudantes. O segundo dia do evento ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, onde foram realizadas palestras e conversas com mulheres que atuam em diversas áreas de tecnologia e apresentações de projetos desenvolvidos por alunas da Universidade.

“Nunca tinha participado de um evento como esse, foi uma experiência única e incrível. As palestras com mulheres bem sucedidas na área foram super motivadoras e, como ainda não decidi o que fazer na faculdade, esse evento fez com que computação entrasse na lista dos possíveis cursos” afirma Julia.
Maria Paula acrescenta que “O Mind the Gap nos mostrou que a computação e a tecnologia podem abrir vários caminhos e possibilidades que ajudam a todos, seja em coisas básicas do nosso dia a dia ou até em ações sociais. Foi um privilégio poder conhecer e falar com profissionais tão inspiradores e saber que, mesmo sendo minoria, existem mulheres incríveis na área”.