Plásticos

O Mundo do Trabalho do Profissional Técnico em Plásticos

Você consegue imaginar seu mundo sem plástico?

O notável crescimento do setor da transformação do polímero em artefatos plásticos é resultado da sinergia do crescimento de certos segmentos industriais com o aumento de materiais plásticos como matéria-prima dentro destes segmentos. 

A indústria do plástico atravessa um período de transformações, tanto em seu processo produtivo, quanto em suas aplicações. 

Diante das novas necessidades do mercado, toda a sua concepção tem sido questionada e repensada, um exercício bem-vindo ao setor.  Entretanto, é preciso avaliar todos os desafios que envolvem essa questão e, também os benefícios do plástico de forma sistêmica e criteriosa, a fim de encontrar soluções concretas e viáveis para a sociedade e para o meio ambiente. 

As mudanças devem envolver toda a cadeia estendida do plástico – transformadores, recicladores, indústria de bens de consumo, cooperativas, varejo, petroquímicas e gestores de resíduo, abrangendo consumidores e poder público, gerando debates mais técnicos. Somente assim, em um trabalho colaborativo, é possível encontrar novas soluções atendendo todas as necessidades industriais e ambientais. 

O Profissional Técnico em Plásticos

O Técnico em Plásticos estará apto a trabalhar em indústrias ou centros de pesquisa de desenvolvimento ou processamento de plásticos de grande ou pequeno porte para:

  • – operar equipamentos de processamento de plásticos; 
  • – realizar caracterizações mecânicas, térmicas e químicas dos materiais plásticos; 
  • – especificar características de projeto de moldes para plásticos;
  • – identificar e caracterizar defeitos de processamento em peças plásticas;
  • – selecionar e especificar matérias primas para o projeto de componentes em plástico;
  • – ler desenhos de moldes e equipamentos de processamento de plásticos; elaborar planilhas de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo-benefício;
  • – aplicar, em desenho de produto, de ferramentas, de máquinas e equipamentos, as técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos;
  • – organizar e controlar a estocagem e a movimentação de matérias primas, reagentes e produtos;
  • – planejar e executar a inspeção e a manutenção autônoma e preventiva rotineira em equipamentos, linhas produtivas, instrumentos e acessórios.

 

O Curso – Técnico em Plásticos no COTUCA
Modalidade B – Candidato deverá ter o Ensino Médio concluído ou estar matriculado em outra escola, a partir da 2a série do Ensino Médio, no ano de ingresso no COTUCA.

Forma Presencial
Eixo Tecnológico do Curso Produção Industrial
Qualificação Técnica – 1 ano  Assistente de Processos Plásticos (600 horas)
Habilitação (Formação Técnica) – 2 anos Técnico em Plásticos (1.230 horas)

 

O Curso Técnico em Plásticos do Cotuca é estruturado em dois Módulos.

Ao término do Módulo I (1 ano) o aluno terá direito a certificado de Qualificação Profissional de Assistente de Processos em Plásticos
Ao término do Módulo II (2 anos) o aluno estará habilitado para exercer a função de Técnico em Plásticos.

Acesse aqui a Matriz Curricular
Acesse aqui o Plano de Curso 2024 completo

Como me inscrever no curso?

A forma de ingresso será definida anualmente por meio de Edital específico publicado em Diário Oficial e no site do Colégio, proporcionando amplo acesso ao público. Todo processo de inscrição se dá online.

Fique sempre atento ao site do Colégio pois o ingresso se dá apenas uma vez ao ano com início das aulas em meados do mês de fevereiro do ano seguinte.

O curso é oferecido em dois períodos – matutino e noturno. No momento da inscrição você deverá optar por um deles.

 

Técnico em Plásticos no COTUCA
Curso 31 – Técnico em Plásticos Curso 44 – Técnico em Plásticos
Período matutino Período noturno
40 vagas 40 vagas

Entre em contato aqui com os Docentes do curso

Catálogo de Disciplinas