Informática

Depoimento de ex-alunos

O Profissional

O Técnico em Informática desenvolve programas para computadores e quaisquer outros dispositivos computacionais como, por exemplo, aparelhos celulares, tablets e robôs, visando a automação de todos os processos relativos às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ou seja, seu trabalho envolve a produção de software e sua integração com processos administrativos, comerciais, médico-hospitalares, industriais, de serviços, de telecomunicações e de teleprocessamento.

O Técnico em Informática formado pelo COTUCA, portanto, atuará principalmente como programador de sistemas computacionais, para as mais diversas plataformas.

Além desse perfil básico, o Técnico em Informática formado pelo COTUCA será também preparado para atuar com as novas tendências da área de Tecnologias de Informação e Comunicação, como desenvolvimento de soluções usando Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Sistemas Distribuídos, Jogos Digitais, Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina. Desenvolverá competências que permitam desenvolver sistemas que integrem diversas plataformas de software e hardware e, assim, possam alavancar os objetivos almejados pela nova visão da Indústria 4.0.

Usando as várias plataformas de computação de maneira integrada, concebe, projeta, escreve e atualiza programas e sistemas, aplicando métodos ágeis de análise, projeto e programação, modelagem e acesso a bancos de dados, redes, técnicas de design para web, técnicas de projeto de sites na Internet, desenvolvimento de aplicações distribuídas na Nuvem e para dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos digitais, desenvolvimento de aplicações da Internet das Coisas (IoT) e automação de dispositivos controlados por equipamentos de computação, dentre outras aplicações das TIC.

O Curso

O curso possui um currículo atualizado, concebido em conjunto com as empresas parceiras do Departamento de Processamento de Dados e tem foco nas seis áreas abaixo. Clique nos títulos para conhecer mais sobre cada área:

1. Programação de computadores em geral 2. Aplicativos para Dispositivos Móveis
3. Internet das Coisas 4. Jogos Digitais
5. Inovação em Computação 6. Integração de Tecnologias para a Indústria 4.0

Essas áreas serão tratadas de maneira integrada, como é a realidade das novas tendências das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Abaixo temos o itinerário formativo com as diversas disciplinas:

O aluno aprenderá sua profissão através de:

  • Currículo atualizado e inovador, que abrange as técnicas mais atuais de desenvolvimento de software para o mundo conectado em que vivemos;
  • Aulas realizadas em laboratórios de computação conectados à Internet, aliando a teoria à prática de maneira direta, integrada e dinâmica;
  • Participação direta do aluno, através de equipamentos audio-visuais, acesso à Internet como ferramenta de ensino e pesquisa, uso integrado de computadores, tablets, celulares, kits de automação, robôs e outros dispositivos para a prática dos assuntos ensinados.
  • Metodologia de ensino baseada na Pedagogia de Projetos, com o desenvolvimento de projetos que integram conhecimentos de diversas disciplinas, tanto do Curso Técnico quanto do Ensino Médio, levando o aluno a ser protagonista de seu aprendizado.

O curso tem as seguintes estratégias:

  • foco: desenvolvimento de aplicativos computacionais (software);
  • aborda técnicas avançadas de desenvolvimento de sistemas de alta complexidade e atenção constante à qualidade no processo de desenvolvimento;
  • apresenta ao aluno, em grau crescente de complexidade, as técnicas e metodologias de desenvolvimento de programas, com uma vivência prática intensa e constante dos assuntos desenvolvidos;
  • enfatiza as técnicas mais importantes e não apenas busca ensinar uma ou outra linguagem de programação ou ferramenta que estejam em evidência no momento pois, como a tecnologia na área avança aceleradamente, as ferramentas e sistemas computacionais se alteram com frequência;
  • as técnicas que embasam essas ferramentas são ensinadas com profundidade, de modo que o aluno se adapta facilmente à evolução tecnológica.

O curso é organizado em seis módulos semestrais, desenvolvidos em paralelo ao Ensino Médio.

As disciplinas técnicas são ensinadas pela manhã e o Ensino Médio é desenvolvido à tarde.

Como se trata de um curso integrado, o aluno terá formação Profissional e Acadêmica abrangente, em que se aliam os conhecimentos adquiridos na profissionalização com os conhecimentos desenvolvidos no Ensino Médio, de forma integrada por meio de estudos e projetos conjuntos.

Os principais assuntos abordados no curso técnico são:

  • Técnicas de Programação Orientada a Objetos;
  • Bancos de dados – modelagem, programação e utilização por aplicativos distribuídos e na Nuvem;
  • Estruturas de dados;
  • Técnicas e plataformas para desenvolvimento de sites da Internet;
  • Projeto e Programação de Jogos Digitais;
  • Automação de equipamentos e atividades do dia a dia com placas Arduino, shields e sensores;
  • Sistemas embarcados para automação de processos e Internet das Coisas;
  • Aplicativos para dispositivos móveis, como celulares, tablets e sua integração com a Internet tradicional, a Internet das Coisas e a Computação em Nuvem.

Complementando seus conhecimentos, o aluno aprende, também, sobre o gerenciamento de sua carreira profissional, além de desenvolver um Projeto de Conclusão de Curso de sua escolha. Esse projeto abordará técnicas aprendidas no curso e novas técnicas pesquisadas pelo aluno, sob a orientação de um professor.

O curso exige raciocínio lógico, conhecimentos básicos de matemática do Ensino Fundamental, capacidade de organização do tempo e de trabalho em equipe, além de dedicação aos estudos e o gosto pelo aprendizado e pela aplicação de tecnologias inovadoras.

O curso não aborda apenas a utilização de aplicativos computacionais ou de design de imagens e de sites mas, por outro lado, capacita o aluno a criar os programas que realizam essas tarefas, com a criação de programas e sistemas para jogos digitais para computadores e celulares, integração com sites e aplicativos com APIs como o GoogleMaps e integração entre aplicativos diversos através das tecnologias mais avançadas de programação de computadores, atendendo as demandas de sistemas integrados exigida pelo Mercado de Trabalho.

O Mercado de Trabalho

Todas as áreas profissionais e empresariais necessitam das Tecnologias de Informação e Comunicação e, portanto, o Técnico em Informática dispõe de um mercado de trabalho amplo e em expansão, com muitas vagas de emprego disponíveis. Atualmente, vemos uma busca crescente, pelas empresas, de profissionais dessa área.

As principais áreas de atuação são:

  • indústrias em geral
  • empresas comerciais
  • empresas de consultoria
  • empresas de telecomunicações
  • empresas de automação industrial
  • empresas de prestação de serviços
  • empresas de desenvolvimento de software
  • centros de pesquisa em qualquer área
  • escolas e universidades
  • empresas públicas
  • empresas de desenvolvimento de jogos para consoles, celulares, tablets e computadores

A região de Campinas é um dos maiores polos tecnológicos em Informática no Brasil, e oferece amplas oportunidades de atuação, até mesmo para a criação de empreendimentos pelo próprio profissional.

Algumas de nossas empresas parceiras são:

Modalidades

Modalidade: A – Integrado ao Ensino Médio (Catálogo Ingressantes a partir de 2020)
Código: 19
Turno: Diurno integral
Vagas: 40
Duração mínima: 3 anos
Carga Horária: 1819 horas Técnica Profissional integrado a 2584 horas do Ensino Médio
Carga Horária Total: 4403 horas
Estágio: Opcional (Carga Horária: 320 horas) não obrigatório

Catálogo de disciplinas