Palestra: Apoio à segurança: sistemas e práticas

Na última sexta-feira (14/04), o Cotuca recebeu as professoras Telma Vinha e Susana Durão para dialogar sobre os recentes episódios de violência nas escolas

Dentre as diversas ações que o Colégio Técnico da Unicamp vem realizando diante dos recentes episódios de violência nas escolas, contamos, na manhã do dia 14/04, com a presença de nossos alunos, docentes e funcionários na palestra “Apoio à segurança: sistemas e práticas”, proferida pelas professoras Susana Durão e Telma Vinha no Salão Nobre do Cotuca.

A professora Dra. Susana Durão é doutora em Antropologia, docente do IFCH- Unicamp e pesquisadora do NEPP – Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Unicamp. Atualmente, é coordenadora da Secretaria de Vivência do Campus, a SVC. Susana orientou a comunidade sobre as ações e os serviços da SVC nos campi da Unicamp. Em um segundo momento, ouvimos a fala da professora Dra. Telma Vinha, docente da Faculdade de Educação- FE- Unicamp e integrante do comitê técnico do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional – IEDE. Telma é considerada uma das mais importantes pesquisadoras de problemas de convivência na escola e radicalização da juventude e apresentou à comunidade do Cotuca um mapeamento, realizado por seu grupo de pesquisa, dos ataques de violência extrema em escolas no Brasil cometidos por estudantes e ex-estudantes. A docente também abordou em sua fala as causas desses ataques e as estratégias para o seu enfrentamento, ressaltando a complexidade e multicausalidade desse fenômeno.

Ao final da palestra, as professoras responderam às perguntas dos alunos, docentes e funcionários da unidade, que maciçamente compareceram ao evento.

Em 13/04, o Jornal da Unicamp publicou a matéria “Para especialista, ameaças em escolas escondem intenção de provocar pânico”. Ressaltamos, na matéria, a fala da professora Cristiane Megid (Diretora Executiva de Ensino Pré-Universitário- DEEPU) de que “Não estamos lidando com uma ameaça direcionada à nossa instituição, mas não fechamos os nossos olhos”. (…) “Estamos em absoluto estado de atenção”. Além das medidas de reforço do patrulhamento no Cotuca, foram feitos contatos com a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) para que intensifiquem as rondas nas imediações da unidade.
Em momentos delicados como o que se apresenta, é preciso manter a calma, a união, e redobrar a atenção quanto ao compartilhamento de informações verificadas e confiáveis. Como instituição de ensino, o Cotuca entende que este é um momento de união da comunidade para ampliação dos espaços de escuta, diálogo e acolhimento de seus membros, em busca da promoção da prevenção e do enfrentamento desse novo fenômeno.

Mobilizar, orientar, capacitar e ouvir os atores que constroem diariamente o cotidiano da escola é uma das formas de atuação do Cotuca para construção de um ambiente mais humano para a formação de nossos alunos.

Créditos:

Imagens:
Marcos Botelho Jr.

Leia mais:
“Para especialista, ameaças em escolas escondem intenção de provocar pânico”, disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/04/12/para-especialista-ameacas-em-escolas-escondem-intencao-de-provocar-panico

Assista:
“Violência premeditada e gestada na convivência tóxica”, disponível em: https://www.youtube.comwatch?v=wjfuU6jP3rU