CONFIRA AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS CURSOS TÉCNICOS DE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM 2018

No dia 19 de maio, os alunos do 2° ano do curso técnico em Segurança do Trabalho participaram de um treinamento prático em combate a incêndio, patrocinado pelo Cotuca e realizado na BrasilFire em Paulínia.

O treinamento foi composto por uma introdução teórica sobre os principais métodos de combate a incêndio e técnicas de primeiro socorros aplicadas em situações de emergência. Houve também um treinamento prático em combate a incêndio utilizando extintores e hidrantes, além de atividades em ambiente escuro e tomado de fumaça (casa de fumaça).

O evento foi acompanhado pelos prof. Dr. Ralf Giesse e Maurício Marsarioli, contando como atividade prática de campo para a disciplina de Tecnologia na Prevenção e no Combate a Sinistros II.

Já no dia 24 de maio, os alunos do 2° ano do curso técnico em Meio Ambiente estiveram em visita ao aterro sanitário de Paulínia. O evento consistiu em uma oficina ambiental onde os técnicos do Instituto Estre fizeram uma atividade de conscientização ambiental junto aos nossos alunos e depois houve a visita na área do aterro.

Os alunos puderam verificar no local aimensidão do empreendimento e sentir o impacto que a geração de resíduos traz aos grandes centros urbanos.A visita possibilitou visualizarem as áreas deaterro em desuso devido ao esgotamento da capacidade, os mecanismos deregeneração de áreas, a construção e impermeabilização de novos aterros e adisposição de resíduos nos aterros ativos. O evento foi acompanhado pelo prof. Maurício Marsarioli e contou como atividade prática de campo para a disciplina de Tópicos Especiais em Gerenciamento de Resíduos.

No dia 29 de novembro,  os alunos do primeiro e segundo anos do curso de Segurança do Trabalho estiveram em visita Técnica na empresa Eaton em Valinhos/SP, com o acompanhamento do prof. Maurício Marsarioli.

O evento objetivou conhecer as instalações de uma das maiores empresas fabricantes de sistema de câmbio veicular e suas práticas de Segurança do Trabalho, em alinhamento com as disciplinas do curso.”

Para finalizar o ano letivo, no dia 2 de dezembro, os alunos dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e técnico em Meio Ambiente encerraram a disciplina de Comunicação e Expressão ministra da pela profa. Teresa Helena Portela, com uma visita técnica ao Parque Ibirapuera, com as exposições Afro Brasil e Bienal das Artes e ao MASP com as exposições de seu acervo permanente. Em uma experiência única, os alunos também visitaram a Avenida Paulista, ícone da manifestações democráticas. Os alunos ficaram admirados com a explosão de alegria e entusiasmo que toma conta do espaço aos domingos.