Cotuca implementa novo programa de mentoria em 2018

O ano letivo de 2018 já começou com novidades. Esse ano o colégio decidiu implementar um novo projeto de Mentoria, baseado em experiências de Mentoria realizadas pela Universidade do Porto e de Lisboa, em Portugal.

O projeto é uma iniciativa do Serviço de Orientação Educacional (SOE) em parceria com a direção do colégio. Segundo a coordenadora do projeto, Neila Pellegrina Benze Nucci, não existem muitas experiências dessa modalidade de Mentoria no Brasil nem pesquisas e estudos teóricos que possam ser usados como referência. As poucas experiências na Brasil são voltadas para alunos universitários. Foi isso que despertou o interesse da coordenadora em participar do projeto de internacionalização em 2017, visitando instituições de ensino em Portugal, que apresentavam programas semelhantes para ensino médio e técnico.

Um dos principais desafios enfrentados pela organização é o desenvolvimento de dispositivos e estratégias que auxiliem os alunos em sua trajetória acadêmica garantindo a permanência e o sucesso escolar. Os esforços serão dirigidos em dois momentos crucias, para combater o índice de evasão. Um deles é a chegada a instituição, um momento importante de adaptação, e outro é durante o primeiro ano escolar, onde o sucesso acadêmico é algo extremamente decisivo para garantir a permanência do aluno na escola.

O objetivo do programa de Mentoria é facilitar a integração acadêmica e adaptação dos novos alunos, fornecendo dicas, orientação e esclarecimentos sobre o ambiente do colégio.

Os mentores serão estudantes que já cursaram o 1º e o 2º semestres, e que portanto, já conhecem o funcionamento do colégio e de cada curso. A função do mentor é ajudar o novo aluno a se adaptar a rotina das aulas, compartilhar experiências e tirar dúvidas, facilitando a criação de vínculos entre veteranos e ingressantes.

Durante a Matrícula dos Ingressantes 2018, um programa piloto de Mentoria já foi colocado em prática para os cursos de Concomitância Externa. Os mentores ajudaram a conduzir os novos alunos as salas correspondentes aos cursos escolhidos, esclarecendo dúvidas e auxiliando no processo de matrículas.