Alunos do Cotuca fazem curso no Hospital Albert Einstein

Nos dias 26 e 27 de janeiro, 13 alunos de diversos cursos do COTUCA, acompanhados pelo professor César Adriano do Amaral Sampaio (Dpto. de Ciências), participaram do curso de Neurociências no Hospital Israelita Albert Einstein. O curso faz parte da preparação para a IV Olimpíada de Neurociências de São Paulo (Brain Bee SP), que ocorrerá no dia 17 de março deste ano.
De acordo com o site oficial do evento (brainbee.einstein.br), tanto o curso como a Olimpíada têm o intuito de estimular o estudo científico do sistema nervoso nas escolas, despertando, assim, o desejo dos alunos a ingressarem em carreiras cientificas, de modo que, futuramente, esses alunos possam, quem sabe, ajudar a encontrar a cura para doenças como autismo, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, esclerose múltipla e outros transtornos cerebrais.
Esta é a 2ª vez que o COTUCA participa do evento. Dentre os alunos presentes, estava João Pedro de Oliveira Silva, aluno do Curso de Eletroeletrônica Noturno e que foi o campeão do Brain Bee 2017 (https://www.unicamp.br/…/cotuca-conquista-1o-lugar-na-iii-o…).

João Pedro foi o responsável por apresentar a palestra de encerramento do Brain Bee 2018, onde fez um relato muito emocionante e inspirador, sobre a importância do evento em sua vida e como o Brain Bee despertou o sonho de cursar Medicina e ser pesquisador na área de Neurociências. Segue algumas palavras de João:
“Tive a oportunidade de conhecer o Hospital um pouco mais a fundo, o que intensificou meu desejo em seguir carreira na pesquisa e na docência. Palestrar então, me trouxe a chance de dizer o quanto sou grato ao COTUCA e contar um pouco sobre minhas experiências com o Brain Bee e demais participações. Uma experiência indescritível!”
Além do João Pedro, os outros estudantes do COTUCA que participaram do curso foram: Ágata Guerra, Guilherme Nunes Trofino, Isabela Aleixo Oliveira, Lucas Rosalino, Marcus Vinícius, Maria Fernanda Guidi, Miguel da Silva Ribeiro, Nathália Quiteria, Pedro Henrique de Moraes Moreira, Victória Corat, Vinícius Menezes B. Dos Anjos, Vinícius Jameli Cabrera e Julia Mayumi Yabiku.