Aluno de Mecatrônica do Cotuca participou de competição de mandarim na China

O aluno Felipe Silvestre Kaibara, do terceiro ano do curso técnico em Mecatrônica do Cotuca, viajou entre os dias 12 e 31 de outubro de 2016 para a China. Ele foi como observador da competição de proficiência no idioma mandarim chamada Ponte Chinesa, na modalidade voltada a alunos do ensino médio. A viagem foi realizada pelo Instituto Confúcio. Além do representante do Cotuca, outros três alunos fizeram parte da delegação brasileira.

A viagem foi dividida em duas etapas. Em primeiro lugar, os alunos foram à Beijing, onde ficaram durante três dias e conheceram pontos importantes da capital chinesa, como a Grande Muralha, a Cidade Proibida e o Palácio Real de Verão. Na segunda parte da viagem, os estudantes foram para Kunming, onde foi sediada a competição.

Segundo Felipe, a experiência foi muito importante para seu crescimento pessoal. “A China é culturalmente muito rica e fiquei muito feliz em poder conhecer um pouco da sua história, de seu povo e de seus costumes”, conta Felipe.

Peggy Yu, uma das coordenadoras do Instituto Confúcio da Unicamp, falou da importância de aprender o mandarim: “o mandarim é a língua mais falada atualmente. O Brasil tem feito muitas parcerias no âmbito acadêmico e comercial com a China. Aprender mandarim é importante para maiores interações culturais, comerciais e acadêmicos”, afirma.

Por ter começado o curso de mandarim em março, Felipe revelou que teve alguma dificuldade para se comunicar, como esperado. A experiência toda foi marcante e muito positiva: “Acredito que uma viagem como essa amplia os nossos horizontes. Mostra que o mundo é muito mais que nossa casa, escola e rotina”, ele afirma.

Texto: Rafael Dall’Anese.