Cotuca divulga logo comemorativo dos 50 anos

Em 2017, o Cotuca comemorará 50 anos de História e, dentre as atividades programadas para homenagear esta trajetória, a Comissão Organizadora dos 50 Anos do Cotuca promoveu o concurso “Logo – 50 anos Cotuca”, aberto para toda a comunidade da Unicamp. Foram 19 trabalhos inscritos durante o mês de abril e a Comissão Julgadora – formada por docentes e profissionais da Universidade – elegeu, em maio, o logo que oficialmente marcará as comemorações.

O logo vencedor foi uma criação de Ana Luisa Kitamura, 24, arquiteta e urbanista formada pela Unicamp, e Camila Miki Kawamura, 23, que está concluindo o mesmo curso. As alunas ficaram sabendo do concurso através da divulgação feita pelo Facebook, que foi compartilhada no grupo da Faculdade de Arquitetura, e resolveram participar. Elas ressaltam que apesar de nunca terem estudado no colégio, sabem da importância que ele tem para a Unicamp.

A ideia do design do logo se deu pela influência da arquitetura, como conta Ana Luisa: “quando a gente pensa em Cotuca, a primeira coisa que vem na cabeça é o antigo edifício, ainda mais que somos da arquitetura, é simbólico. Teve todo aquele problema de manutenção. Pensamos em homenagear o edifício”. Segundo ela, é comum o uso da arquitetura para a criação de logos. Ela cita como exemplo a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Segundo as professoras Mara e Patrícia, doutoras e docentes do Departamento de Humanidades e participantes da Comissão Julgadora, “o logo escolhido remete a uma etapa que se encerrou com a mudança do espaço físico. Por isso consideramos justa essa homenagem, que marca um período importante desses 50 anos no prédio amarelo”.

Fizeram parte da Comissão Julgadora: Carlos Renato Paraizo, Assessor de Comunicação do DGRH da Unicamp; Luciane Gardesani, da Rádio TV da Unicamp; Wanderlei Fraiha Paré, da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp; e os professores do Cotuca Celso Akira Nishibe, Drª. Mara Rosângela Ferraro e Drª. Patrícia Rita Cortelazzo.

Logo comemorativo - 50 anos do Cotuca

Matéria: Rafael Dall’Anese