Nota da Unicamp sobre medidas de contenção de gastos

A propósito das medidas de contenção anunciadas pela reitoria, esclarecemos o seguinte:

1) No dia 28 de abril a reitoria publicou resolução que estabelece medidas de contenção de despesa para enfrentar as dificuldades apresentadas atualmente pela economia. A medida resultou de um acordo estabelecido com diretores de unidades de ensino e pesquisa da Unicamp e da Área de Saúde.

2) As medidas anunciadas representam uma atitude de responsabilidade e cautela diante do baixo crescimento da arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICM), principal fonte de financiamento da Universidade, e do cenário econômico adverso que se projeta para 2016, com expectativa de queda nas receitas oriundas do Tesouro do Estado.

3) A medida levou em conta a expectativa de redução de R$ 40 milhões nas receitas da Universidade para o ano de 2016 em função da queda na arrecadação estadual. O contingenciamento discutido com os diretores de unidades tratou de alternativas para compensar essa redução e resultou na resolução que estabeleceu as medidas de contenção.

4) Esse contingenciamento abordará principalmente atividades-meio (administração) e não atividades-fim (ensino e pesquisa). Com isso, todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, incluindo bolsas de estudo e apoio aos estudantes, de diferentes naturezas, estão preservadas.

5) Também não haverá cortes de recursos na área de saúde, principalmente no que diz respeito à assistência. Todas as atividades de assistência no complexo hospitalar da Unicamp estão garantidas.

6) Na área de recursos humanos, as medidas de contenção referem-se apenas às vagas de reposição previstas para esse ano e ainda não ocupadas. Não haverá cortes de vagas já ocupadas.

7) O orçamento da Unicamp passa por revisões periódicas e esse quadro será reavaliado assim que a economia demonstrar sinais de recuperação.

Campinas, 11 de maio de 2016